Cidade de colonização alemã com cerca de 70 mil habitantes, a 130 quilômetros de Porto Alegre (RS), Venâncio Aires ganhou no sábado (3/10) um jornal de estilo muito conhecido em grandes metrópoles: gratuito e com distribuição em semáforos e vias movimentadas. Criado por três jornalistas, o Jornal Olá, bissemanal (quartas-feiras e sábados), tem uma linha […]
Grande Pequena Imprensa
Em evento cultural realizado neste ano, em Porto Alegre (RS), a holandesa Saskia Sassen, uma das sociólogas mais respeitadas do mundo, enfatizou a necessidade de reforçarmos os pilares de nossa sociedade por intermédio da voz que ecoa das zonas urbanas. Para tanto, ela ponderou um dado alarmante: entre 2013 e 2014, empresas multinacionais investiram cerca […]
Nosso trabalho em jornalismo e sustentabilidade, na Fundação Geraldine R. Dodge, baseia-se na ideia de que não existe um modelo único para as notícias locais. Acreditamos que criar um noticiário local mais sustentável irá exigir que re-imaginemos o jornalismo como um serviço às comunidades. Para fazê-lo, os jornalistas têm que ouvir e reagir às forças […]
A BBC está tentando construir um relacionamento mais sólido com pessoas e organizações que fazem jornalismo local em toda a Grã-Bretanha. A emissora está empenhada no momento em mapear blogueiros, jornalistas independentes e organizações de notícias locais, com o objetivo de construir melhores formas de colaborar no compartilhamento de conteúdo. Entre as ideias em estudo […]
Jornalistas e outros profissionais de comunicação podem acompanhar o treinamento à distância gratuito, sobre distribuição de informação no meio digital, que está sendo promovido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo através do Projeto Grande Pequena Imprensa. Basta acessar um dos seguintes endereços: canal Grande Pequena Imprensa no Youtube (https://goo.gl/J7jiUE) ou a página […]
O Facebook já consultou os principais jornais brasileiros para uma possível parceria na publicação de notícias diretamente pela rede social. Veículos como Folha, “O Estado de S. Paulo” e “O Globo” começaram a discutir o assunto na ANJ (Associação Nacional dos Jornais). No mundo, jornais como “The New York Times” e ” The Guardian” foram […]
O agregador de blogs Huffington Post anunciou a criação do Donatello, plataforma colaborativa que reúne o conteúdo produzido via smartphone. O objetivo é aumentar o número de colaboradores do site em várias partes do mundo e chegar a um milhão de produtores de conteúdo até o final do ano. A curadoria do conteúdo será baseada […]
Um estudo divulgado nos EUA concluiu que o Google manipula e distorce resultados de buscas para favorecer os próprios produtos. A análise foi feita pelos professores Michael Luca, da Harvard Business School, Tim Wu, da escola de direito da Universidade de Columbia, e por cientistas de dados do app de recomendações de serviços Yelp, velho […]
A complexidade do cenário contemporâneo evidencia uma peculiar construção midiática, na qual a circulação e os sentidos das mensagens se estabelecem a partir da conexão generalizada de tudo e de todos.
Toda vez que alguém confunde opinião com informação ou editorial com reportagem eu penso: ah, se todo curso universitário tivesse um pouco de jornalismo.
Quase um quarto de tudo o que é publicado no Twitter, uma das poucas redes sociais que permitem pesquisa sem restrições de seu conteúdo, é falso.
A disseminação dos tablets e smartphones encurtou dramaticamente a rota de acesso dos estudantes à informação. Em compensação, tornou muito mais difícil fazê-los manter os olhos grudados no quadro-negro.
A expectativa de crescimento nos gastos com mídia e entretenimento no Brasil, no período 2015-19, é de 10,2%, perto dos 10,5% de China e Índia - e mais que o dobro dos 4,9% dos EUA. (Reproduzido da ‘Folha de S.Paulo’)
Nos dois últimos anos, uma série de companhias de mídia, capitalistas de risco e indivíduos abastados experimentou adquirir discretamente uma participação em “The Huffington Post”.
Aumentar a presença em redes sociais, fazer reportagens para celulares e tablets e promover o crescimento internacional do jornal são prioridades do editor (publisher) do “The New York Times”, Arthur Sulzberger. Ele participou nesta terça (2) do Congresso da Associação Internacional de Jornais e Publishers, realizado neste ano na capital americana, que começou no domingo […]
Antes, uma entre as muitas definições do jornalista era a de reportar ao grande público informações e imagens do que acontecia nas ruas. Atualmente, qualquer adolescente com seu smartphone pode em segundos enviar fotos e textos para qualquer pessoa ou veículo, e em qualquer parte do mundo. Existem hoje aparelhos e aplicativos que permitem ao […]
O brasileiro paga quase duas vezes mais caro pela internet rápida no celular que usuários dos países ricos.
Para muitos jovens sauditas, a vida é um ecossistema composto de aplicativos.
A constatação de que o ato de compartilhar é mais comum do que o de buscar notícias (ou seja, fazer jornalismo) não é algo totalmente inesperado ou novo.
Em seis meses, até março de 2015, o número de usuários brasileiros de internet móvel saltou 7%. O dado é do relatório “O Futuro Digital do Brasil em Foco”, divulgado nesta semana pela empresa de medição e análise de internet comScore. Segundo Alex Banks, vice-presidente de América Latina, que apresentou o relatório, as principais revelações […]