Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Rede Locable busca jornalistas empreendedores

A Locable, rede americana com mais de 45 websites voltados ao jornalismo local ou comunitário, espera obter sucesso onde outras operações com foco hiperlocal encontraram problemas.

A empresa, que teve início há cinco anos como um projeto de pesquisa de MBA da Universidade de Washington, se diferencia de operações hiperlocais similares, como a plataforma Patch, ao oferecer um programa já estruturado e pronto para operação a empresas de mídia tanto tradicionais quanto mais jovens que sejam administradas pelo próprio dono.

Brian Ostrovsky, co-fundador e CEO da Locable afirma que a companhia desenvolveu soluções em software e parcerias com terceiros buscando geração de receitas além de “permitir que um publisher monetize praticamente todos os aspectos de seu negócio, transformando inclusive o Facebook em um centro de lucros.” Ele acrescentou que todas as atividades da Locable têm múltiplos benefícios em termos de aumento das receitas e de SEO (do inglês, Search Engine Optimization) para a divulgação de eventos locais.

Ostrovsky compara a Locable à estrutura de rede e afiliadas da televisão. No entanto, afirma que a maioria das afiliadas são publicações locais ou comunitárias (uma combinação de revistas e jornais de bairros e sites exclusivamente online hiperlocais) que possuem grande relevância, e bom relacionamento com o público.

“Nossa assinatura é “Main Street’ para o Século XXI’ e como cresci na pequena cidade de Placerville, Califórnia, posso dizer que ao mesmo tempo em que a ‘Main Street’ (a rua principal da cidade) era um local para se fazer compras, também era o local para se frequentar eventos, fazer network, encontrar amigos e ficar por dentro das últimas notícias locais, e é isso que buscamos criar online,” explica Ostrovsky.

Ele afirma que essa abordagem também maximiza a habilidade de seu publisher de aumentar as receitas e audiência, seja por meio de SEO, redes sociais ou outros meios. Ostrovsky complementa: “é algo que falta em muitos sites locais, por razões técnicas e práticas.”

Treinamento e suporte

Os benefícios principais de se trabalhar com a Locable, de acordo com a companhia, são:

>> Estar com um novo website pronto em questão de dias.

>> Consultoria, treinamento e suporte contínuos (Media Accelerator).

>> Não ter mais que se preocupar com atualizações de software, plugins ou novos recursos (Community Content Engine).

>> Assistência para gerenciar e promover campanhas.

>> Ganhar acesso a grandes anunciantes, sindicalização de conteúdo e oportunidades de geração de receitas adicionais (Locable Business Services) geralmente inacessíveis a veículos locais independentes.

>> É mais divertido (e menos arriscado) quando você não está sozinho.

>> Baixo custo mensal.

Parte da recente estratégia de marketing da Locable foi se comunicar, principalmente por meio de anúncios no Linkedin, com ex-editores de sites locais da Patch. A AOL demitiu centenas de editores de sites locais no fim do ano passado como parte de um downsizing que atingiu a companhia como um todo.

“Estamos buscando ex-editores da Patch porque muitos adquiriram habilidades incrivelmente valiosas e relevantes, além de terem uma paixão comprovada por suas comunidades e propósitos – e, claro, por sua rede de contatos locais,” afirma Ostrovsky.

Ele afirma que alguns antigos editores da Patch já estão dando continuidade a seu trabalho, notando que o primeiro site exclusivamente online www.mpkpress.com, de Midland Park, Nova Jérsei, foi de um ex-editor da Patch.

Rebecca Abma afirma que lançou o Midland Park Press em dezembro de 2012 para oferecer um serviço de jornalismo online hiperlocal em sua cidade natal, Midand Park, N.J. Abma atuou antes como editora local para a Franklin Lakes, N.J., da Patch, de dezembro de 2010 a agosto de 2011.

Abma relata que mesmo tendo optado no início por outro provedor de CMS, trabalhar com a Locable definitivamente possui algumas vantagens. Especificamente, ela cita “a facilidade de gerenciamento (posso arrastar e soltar fotos no site e redimensioná-las na própria página), a habilidade de embutir conteúdo e vídeos diretamente no artigo (antes, poderia apenas incorporar vídeos do Youtube) e a integração com o Facebook e o Twitter, além de todas as coisas usuais que um site local deveria fazer (diretório de negócios, calendário de eventos).”

Além disso, ela diz que a Locable oferece bastante treinamento e suporte, especialmente para monetizar o site. “Quando você se registra, eles te ajudam a determinar taxas de anúncios baseadas em uma fórmula comprovada que pode facilmente ser explicada a potenciais anunciantes e permite que eu me sinta confiante de que estou estabelecendo taxas compatíveis com os padrões da indústria,” afirma Abma.

Metas próprias

De maneira geral, Abma afirma que sua transição para o jornalismo empreendedor foi suave.

“Trabalhar para a Patch era bastante parecido com trabalhar sozinha em muitos aspectos,” ela relembra. “A maior diferença é que não tenho mais um chefe me dando orientações. Como editora local na Patch, eu tinha que postar sete vezes por dia. Trabalhando para mim mesma, estabeleço minhas metas em 2 artigos por dia, de segunda a sexta.”

Como parte da abordagem da Locable a antigos editores da Patch, a empresa oferece 50% de desconto nos três primeiros meses.

Os preços começam em $125 por mês e, a partir daí, aumentam com base na adesão. Preços específicos podem ser encontrados em locable.com/pricing.

Assim, para aqueles que estão prontos para abraçar o jornalismo empreendedor, vale a pena considerar uma parceria com a Locable. Você também pode enviar um tweet para o CEO Brian Ostrovsky @brianmba.

******

Alan Krawitz, do Mediabistro