Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

GRANDE PEQUENA IMPRENSA > FATO ONLINE

Um compromisso com a liberdade de expressão

Por ‘FO’ em 10/03/2015 na edição 841
Reproduzido do Fato Online, 4/3/2015; intertítulos do OI

O mundo moderno está cada vez mais virtual. Basta ver, como exemplo, a sua mesa de trabalho, onde os papéis, calendários, pastas, lápis, canetas e borrachas se transformaram em pequenos ícones e instrumentos na tela de seu computador. O mesmo vem ocorrendo com a informação. Os jornais e revistas, tradicionais condutores da notícia, estão aos poucos migrando do estado físico para o virtual, e mesmo as emissoras de rádio e de televisão tendem a seguir este caminho, de tal forma que as programações serão consumidas na hora, no dia e no momento em que o leitor/ouvinte/telespectador/internauta decidir.

Previsões recentes da Future Exploration Network, organização que faz estudos e presta assessoria a empresas para projetar o futuro, mostram a data estimada para a extinção dos jornais impressos em cada um dos países dos cinco continentes do planeta. E o resultado é surpreendente. Nos Estados Unidos, a previsão é de que já a partir de 2017 nenhum jornal esteja mais circulando no país. No Brasil, a projeção do fim do impresso é para 2027 e no mundo, segundo a Future Exploration Network, a extinção se dará em 2040.

Aprofundar a informação

O portal Fato Onlinenasce a partir dessa perspectiva. É o primeiro em todo o país a surgir em plataforma eletrônica sem nunca ter pertencido antes a qualquer meio de comunicação, destes que hoje já começam a ficar caracterizados como veículos do passado. E mais. O portal Fato Online é o único sediado na capital do país, e, por isso, pretende mostrar Brasília muito além da notícia. Mas não com um jornalismo instantâneo, rápido e raso, que caracteriza grande parte do noticiário de primeira geração da internet. O Fato tem o compromisso de aprofundar a informação, de qualificá-la e de contextualizá-la, resgatando assim as grandes reportagens do velho e bom jornalismo que marcaram gerações de profissionais da era das antigas impressoras rotativas.

Tudo isso, é claro, acrescido de uma boa dose de tecnologia multimídia para postar fatos que não estão deste ou daquele lado, informação contextualizada e crítica responsável, com o objetivo exclusivo de assegurar o direito à informação. Aqui, no portal Fato Online, você vai ler, ver e ouvir a notícia. Sim, porque a TV Fato nasce junto com o portal. Nela, jornalistas, políticos e autoridades farão debates, análises e conversarão diretamente com você, internauta, para melhor esclarecer os fatos. Faremos assim uma mistura do velho e do novo jornalismo, da antiga e da moderna comunicação.

TV Fato

Mas a grande novidade vem agora: a TV Fato terá o primeiro estúdio móvel de um portal em todo o país. Um caminhão, especialmente adaptado, com estúdio, ilha de edição e uma pequena redação, poderá ser estacionado em frente aos locais de cobertura, como os prédios dos poderes da República ou palácios, e transmitir dali ao vivo os acontecimentos. Queremos aproximar você da notícia, te levar para bem perto dos fatos que marcam o dia a dia da política, da economia e de Brasília.

Para encarar todos esses desafios, buscamos os melhores profissionais. Colegas que se conheceram pelos corredores do Congresso Nacional, nos inúmeros chás de cadeira das antessalas dos gabinetes, nos intermináveis plantões nas portas dos ministérios ou nas animadas, e muitas vezes polêmicas, redações dos jornais, revistas e televisões. Gente que não mediu esforços para conseguir uma informação quente, uma foto diferenciada ou uma manchete de capa. Profissionais que fizeram – e fazem – história na imprensa brasileira sem perder o norte, aprendido nos bancos escolares e, depois, na prática do dia a dia, do jornalismo isento e compromissado com os fatos, com a informação e, especialmente, com a opinião pública.

Nosso time tem quatro prêmios Esso e cinco prêmios Embratel, além de muitos outros prêmios internacionais e nacionais, menções e até foto exposta no Museu do Prado, em Madri. Reúne uma experiência que vai fazer toda a diferença nestes tempos de acirramento do embate no ambiente político, que pode contribuir negativamente para a prática jornalística.

Aliados aos repórteres, teremos um afiado time de colunistas, que ajudará a explicar e analisar os meandros da política e da economia brasileiras. Essas colunas serão publicadas ao longo da semana, mas, para esta estreia, cada articulista preparou um texto inaugural de apresentação.

Tudo isso, é claro, somado ao que há de mais moderno e à praticidade dos novos meios de comunicação. Queremos resgatar a essência do velho e saudável jornalismo, acrescentar uma boa dose de tecnologia multimídia para postar fatos que não estão deste ou daquele lado, informação contextualizada e crítica responsável, com o objetivo exclusivo de assegurar o direito à informação.

Mas, acima de tudo, trabalharemos em cada um de nossos dias para garantir o que podemos chamar de oxigênio de nossa existência profissional, o combustível da democracia brasileira e a base para o desenvolvimento da nação: a liberdade de expressão. Como diz o presidente do Fato Online, “modernidade para preencher uma lacuna hoje existente no jornalismo brasileiro”.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem