Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Quando os fatos estragam o furo

Por Tom Brady em 07/05/2013 na edição 745

O ciclo noticioso de 24 horas está rapidamente virando um ciclo de 24 segundos. Em menos de metade desse tempo, o índice industrial Dow Jones despencou 150 pontos e eliminou um valor de mercado de US$ 136 bilhões por causa de um boato no Twitter, em 23 de abril, dizendo que o presidente dos EUA, Barack Obama, havia ficado ferido numa explosão na Casa Branca.

“Tudo aconteceu em dez segundos. Depois, a pergunta foi: 'Por quê?'“, disse Andrew Frankel, copresidente da corretora de valores Stuart Frankel & Company, ao New York Times.

Ele disse que os operadores perceberam que a notícia – baseada em uma conta da agência Associated Press hackeada por sírios – era falsa porque outras fontes de informação corporativa não citavam a explosão.

“Você vê como isso aconteceu rápido e como todo mundo quer divulgar balanços pelo Twitter”, disse Frankel. “A preocupação é: Como saber o que é correto ou não? Como saber o que é hackeado ou não?”

Papel da mídia

As armadilhas do jornalismo via redes sociais não se limitam à suposta falta de confiabilidade do Twitter, com seu rigoroso limite de 140 caracteres.

O Reddit, popularíssimo site de notícias e entretenimento, também se deu mal na sua incursão ao caos que cercou o atentado na Maratona de Boston.

Os “redditors”, como são chamados os editores do site, deram uma de detetives amadores e acabaram identificando erroneamente várias pessoas como possíveis suspeitos, conforme noticiou o Times. O Reddit, antes um confiável local de informação apurada coletivamente, tornou-se um depósito de falsas acusações, e foi parar no centro do debate sobre as responsabilidades da mídia digital, segundo o Times.

Erik Martin, gerente-geral do site, postou um pedido de desculpas, em 22 de abril, dizendo que “a atividade no Reddit alimentou uma caça às bruxas on-line e uma perigosa especulação que desencadeou uma espiral de consequências muito negativas para partes inocentes. Os funcionários do Reddit e milhões de pessoas no Reddit no mundo todo lamentam profundamente o que aconteceu”.

A ânsia pelo furo é um risco ocupacional que há muito tempo assola meios de comunicação de todos os tipos.

No caso do atentado de Boston, o Reddit teve a companhia da venerável CNN na difusão de informações falsas, principalmente quando um repórter do canal de notícias declarou que uma prisão havia sido feita, quando na verdade os suspeitos, dois irmãos tchetchenos, estavam foragidos.

Outros veículos, incluindo The New York Post, Fox News, The Boston Globe e a Associated Press, rapidamente repetiram a informação.

Quando o irmão sobrevivente já estava sob custódia após dois dias de caçada, Obama foi ao vivo à TV para falar à nação e lembrou aos meios de comunicação qual é o seu trabalho.

“Nesta era da reportagem instantânea, de tuítes e de blogs, existe uma tentação de compreender cada informação”, disse ele. “Mas, quando uma tragédia dessas acontece, com a segurança pública em risco e tanta coisa em jogo, é importante acertarmos. Por isso temos investigações. Por isso reunimos os fatos incansavelmente.”

******

Tom Brady, doNew York Times

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem