Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

IMPRENSA EM QUESTãO > MUDANÇAS NO ‘OBSERVATÓRIO’

Aos leitores

Por Luiz Egypto em 31/03/2015 na edição 844

O site do Observatório da Imprensa vai mudar. Na terça-feira, 7 de abril, o OI inaugura um novo leiaute e passa a operar com um sistema de gerenciamento de conteúdo baseado na plataforma WordPress, um software livre.

Na nova configuração, a home page ganhará mais imagens e ilustrações…

 

 

…e o índice geral das edições estará disponível não mais na home, mas partir do botão “Ver Edição Completa”, no alto da página principal:

 

 

Do mesmo modo, as Edições Anteriores poderão ser lidas a partir de um menu localizado no alto da home e das páginas internas:

 

 

Ao escolher uma edição, você poderá navegar pelo índice das seções…

 

 

…ou pela lista geral dos artigos da edição, organizados por ordem de publicação.

 

Time afinado

A reforma geral do site foi coordenada por Caio Túlio Costa, diretor de Operações do Instituto Projor (a entidade mantenedora deste Observatório), com apoio de Stephanie Jorge e Daniel Amaral. O desenvolvimento ficou a cargo da equipe da Agência GR8, liderada por Ana Cássia Corrêa. O trabalho foi supervisionado pelo signatário e por Andrea Baulé, editora de web do OI, com apoio da Dualtec – em cujos servidores o site está hospedado.

A tarefa foi cumprida em sete meses. Seu pressuposto foi manter a integridade dos conteúdos e o livre acesso aos artigos, análises, reportagens e entrevistas publicados pelo Observatório desde abril de 1996, quando iniciou sua atividade regular na web. Hoje, esse arquivo aberto representa o mais importante acervo de crítica de mídia disponível em língua portuguesa.

Comentários

Às vésperas de completar 20 anos de operação, o site do Observatório da Imprensa reúne 63.867 artigos em seu banco de dados (contados até 0h de 30/3). E uma mudança dessa amplitude não se faz sem algumas perdas.

Quando for “virada a chave” para a nova plataforma, será zerado o número das recomendações de artigos feitas no Facebook e no Google+. O sistema de comentários também terá mudanças: os comentários agora serão postados e moderados via uma interface do Facebook, e será requerido um perfil do leitor/comentador nessa rede social para que possa postar suas mensagens. Os comentários publicados antes da mudança estarão preservados.

Entre meio-dia de sexta-feira (3/4) e a madrugada da terça-feira (7/4) o site do Observatório não receberá atualização alguma. Nesse período não serão publicados novos artigos, nem comentários, para que se proceda o backup do banco de dados e, na sequência, a migração desses dados para a nova plataforma.

Haverá ajustes depois da estreia do novo site. Como sempre, críticas e sugestões de nossos leitores serão bem-vindas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem