Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

IMPRENSA EM QUESTãO > TEMA RARO

A pauta da inovação

Por Luciano Martins Costa em 28/07/2010 na edição 600

Por motivos diferentes, os três jornais de circulação nacional trazem, nas edições de quarta-feira (28/7), textos sobre inovação – tema raro na imprensa brasileira não especializada.


O Estado de S.Paulo noticia o anúncio, por parte do Ministério de Ciência e Tecnologia, de investimentos no valor de R$ 1,6 bilhão em projetos inovadores nas áreas de energia, nanotecnologia, saúde, defesa e desenvolvimento social. Parte da iniciativa, segundo o jornal, já havia sido anunciada anteriormente pelo governo.


A novidade destacada pelo Estadão é a subvenção econômica oferecida pelo governo para projetos de inovação, desonerando as empresas do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido nos recursos oferecidos como investimento público.


Na Folha de S.Paulo, a referência aparece na reprodução de análises da imprensa internacional, segundo as quais a falta de investimentos em inovação é um dos quatro principais obstáculos que o Brasil enfrenta para realizar seu potencial econômico. Os outros pontos fracos do país são a educação, a infraestrutura e o baixo reconhecimento internacional de marcas brasileiras, destaca a Folha.


Agulhadas e baixarias


O Globo aborda a questão da inovação na cobertura do 8º Congresso Internacional Brasil Competitivo, realizado em São Paulo. O jornal carioca destaca as observações de alguns dos participantes de que o Brasil ainda está longe de alcançar um nível avançado de inovação, em comparação com seus principais competidores entre os emergentes na economia global. A causa principal, segundo o Globo, seria a burocracia exigida para a abertura de empresas.


Chama atenção a coincidência porque a questão inovação, ponto central em projetos de desenvolvimento sustentável, é tema ausente no noticiário econômico, com exceção dos dois principais jornais especializados, que costumam dar destaque ao assunto periodicamente, Brasil Econômico e Valor Econômico.


No noticiário político, em vez de cobrar dos candidatos um compromisso nesse sentido, os grandes jornais de circulação nacional seguem dando espaço para declarações, trocas de agulhadas e baixarias que de nada servem para o eleitor.

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