Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

ENTRE ASPAS > IMPRENSA AUTOMOBILÍSTICA

A serviço da indústria

Por Alberto Dines em 01/03/2010 na edição 578

A mídia brasileira deu pouco destaque ao pedido de desculpas apresentado pelo presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos na semana passada. A imprensa americana, embora muito mais atenta e afirmativa, não levou adiante algumas questões fundamentais mencionadas pelo neto do fundador da multinacional.


Encurralado pelos representantes do Partido Democrata, Toyoda admitiu que a montadora detectara mais de um ano antes os defeitos nos pedais dos freios dos carros fabricados na Europa e não avisou as subsidiárias de outros continentes. Confessou alto e bom som que a companhia apostou todas as fichas na quantidade e descurou da segurança de seus produtos e também reconheceu que a Toyota preferiu pequenos recalls e assim evitar maior fiscalização dos órgãos governamentais.


No momento em que o mundo discute a necessidade de Estados fortes para enfrentar calamidades e débâcles, a mídia americana, assim como todas as que nela se inspiram cegamente, desperdiça um episódio revelador que confirma a necessidade de um Estado fiscalizador para coibir os desmandos e desvarios da iniciativa privada.


O queridinho em baixa


O caso Toyota é duplamente paradigmático: mostrou – como já foi dito mais de uma vez neste Observatório – que a imprensa especializada em automóveis está a serviço da indústria, não do consumidor; e mostrou também que a cobertura do mundo de negócios está comprometida pelos preconceitos da mídia contra a presença do Estado.


Em ambos os casos, a mídia serve aos próprios interesses como indústria, esquecida do seu papel institucional, cívico, em defesa da sociedade.


Explica-se assim por que, de repente, Barack Obama deixou de ser o queridinho da mídia: está apertando o mercado financeiro e insiste num Estado mais presente no sistema de saúde.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem