Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

A falta de escrúpulos do jornalismo brasileiro

Por Marisa Moretti em 27/05/2008 na edição 487

Muito já foi dito a respeito do sensacionalismo e do oportunismo demonstrado pela imprensa ao tratar o caso de assassinato da menina Isabella Nardoni. A tragédia foi transformada em folhetim, com direito a capítulos diários e com a vantagem de não ser exclusividade de uma emissora de TV, mas de todo e qualquer veículo de comunicação interessado em uns pontinhos a mais na audiência.

Após a prisão preventiva do pai e da madrasta da criança, acusados pelo crime, a mídia parecia ter conseguido seu final feliz e parou de explorar o caso com tanta avidez. Mas sempre há aqueles que têm prazer em cutucar feridas não cicatrizadas e mais uma vez a história veio à tona. A Rede Record de Televisão aproveitou o programa jornalístico Domingo Espetacular (domingo, 25/5) para tocar neste assunto novamente e de forma totalmente predatória.

Falta de respeito

A principal reportagem do programa era uma entrevista com o legista George Sanguinetti, que atuou no caso da morte de Paulo César Farias e foi contratado pela defesa do casal Nardoni. A equipe de reportagem da Record conduziu a reportagem de forma inescrupulosa, mostrando, sem nenhum disfarce, cópias das imagens de Isabella Nardoni morta. Apesar de os documentos estarem nas mãos dos legistas, o operador de câmera e o editor da matéria fizeram questão de apresentá-los ao público.

Esta é uma demonstração da falta de respeito do jornalismo brasileiro ao conduzir este caso. Foi uma falta de respeito com o público, com a criança e com sua família. A exposição das imagens da menina era o que faltava para que a ética fosse abandonada completamente em nome da audiência.

******

Estudante de jornalismo, São Paulo, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem