Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

ABC inclui sítios dos jornais em índice de leitores

O Audit Bureau of Circulations (ABC, sigla em inglês), órgão verificador de circulação nos EUA, afirmou na semana passada que começará a avaliar, além da versão impressa, a leitura dos sítios dos jornais, acompanhando a tendência da migração dos anunciantes do papel para a rede. Atualmente, o órgão divulga apenas a tiragem impressa dos títulos, com base no número de assinantes, duas vezes ao ano. Tais números são cruciais para as negociações dos valores dos anúncios e vêm caindo há anos, levando diversos anunciantes a optar por anunciar na internet.

Para tentar melhorar a situação, algumas editoras americanas, lideradas pela Associação de Jornais da América (NAA, sigla em inglês), tentam convencer os anunciantes a levar em consideração o número total de leitores dos jornais – incluindo da versão online.

Para John Kimball, gerente de marketing da NAA, o fato do ABC começar a divulgar o índice de leitura online deve agradar aos anunciantes, dada a reputação e a credibilidade do órgão. ‘Para os anunciantes, as informações divulgadas pelo ABC são totalmente confiáveis’, reconhece. Em novembro, já serão divulgadas a leitura combinada das versões impressa e online dos jornais, assim como o número mensal de visitantes únicos dos sítios. Informações de Robert MacMillan [Reuters, 17/7/07].