Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Acerto de contas

Após a tumultuada semana, finalmente veio o cessar-fogo. Lula voltou atrás em sua revogação do visto de Larry Rohter após o que o ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos chamou de ‘retratação’ do correspondente. O ministro e amigo do presidente disse que Lula ‘reconsiderou sua decisão’ de expulsar Rohter após ouvir a opinião de Bastos sobre uma carta do New York Times. ‘Minha opinião legal foi de que a carta é uma retratação e que essa retratação é, afinal, a declaração de que o jornalista não quis ofender, respeita o presidente e lamentou as conseqüências do artigo’, afirmou o ministro.

Segundo a AFP [14/5], em carta de se advogado, Rohter, que é fluente em português, argumentou que a versão de seu artigo para o português foi mal feita pela imprensa brasileira, ‘o que pode ter ampliado o desentendimento’.

De sua parte, o NYT reiterou sua posição de defesa do correspondente e da veracidade e precisão da reportagem, bem como disse que não tem de que pedir desculpas. Mesmo assim, o jornalão se disse feliz com a decisão. Em comunicado oficial de Toby Usnik, diretor de relações públicas do jornal, o NYT declarou estar ‘satisfeito com a reversão da revogação do visto de Rohter’. ‘Estamos felizes que Rohter poderá viajar livremente pelo país e fora dele. Tanto o Brasil quanto o New York Times se beneficiam de ter um correspondente do jornal cobrindo este importante país.’