Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

IMPRENSA EM QUESTãO > WORLD PRESS PHOTO

Americano premiado por foto no Líbano

13/02/2007 na edição 420

O fotógrafo americano Spencer Platt é o grande vencedor do prêmio World Press Photo, anunciado na sexta-feira (9/2). A Foto do Ano mostra jovens libaneses estilosos que passam de carro por uma Beirute devastada por um bombardeio israelense. A imagem contrasta o grupo de amigos bem vestidos e aparentemente abastados com um fundo de tragédia e destruição. Uma das mulheres no carro parece enviar uma mensagem de texto de seu telefone celular, enquanto outra, de óculos escuros, cobre o nariz com um lenço.

Platt tirou a foto em 15 de agosto do ano passado para a agência Getty Images. Era o primeiro dia do cessar fogo entre Israel e o Hezbollah, quando milhares de libaneses começavam a tentar voltar para suas casas. A presidente do júri da competição, Michele McNally, do New York Times, descreveu a imagem como ‘uma foto que você consegue olhar sem parar’. ‘Ela tem a complexidade e a contradição da vida real, em meio ao caos. Esta fotografia faz você olhar além do óbvio’, completou.

Premiação importante

Entre as fotografias premiadas, há mais imagens do bombardeio israelense no Líbano e a famosa cabeçada de Zinedine Zidane na Copa do Mundo. Todas as vencedoras podem ser vistas no sítio do World Press Photo.

O concurso é um dos mais importantes prêmios mundiais de fotojornalismo. Este ano, os organizadores receberam inscrições de 4.460 fotógrafos profissionais de 124 países com 78.083 imagens. Fotógrafos de 23 países diferentes foram premiados em 10 categorias. Platt receberá o prêmio, US$ 13 mil, em uma cerimônia em abril. Informações de Toby Sterling [AP, 9/2/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem