Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Antonio Brasil

‘O jornalismo dos EUA tem sido muito criticado nos últimos anos. Em diversas partes do mundo, e principalmente no Brasil, se acumulam desconfianças, denúncias e muitas dúvidas sobre o novo jornalismo americano. Assim como os EUA enfrentam hoje um dos seus piores momentos em termos de popularidade e credibilidade, a imprensa americana acompanha a tendência. Deve ser muito difícil explicar ao mundo que nem todo o jornalista americano trabalha para o presidente Bush. Nem todos os jornalistas americanos querem ser Michael Moore.

Alguns jornalistas de uma outra geração como os velhos correspondentes do 60 Minutes da rede de TV americana CBS se recusam a aceitar esse quadro de decadência. Apesar de enfrentar muitos problemas, o programa bate todos os recordes de sobrevivência – está no ar há 36 anos, deu cria, – agora tem duas edições semanais, e ainda consegue dar uma aula de jornalismo investigativo. E ainda por cima consegue altos índices de audiência. O 60 Minutes desafia e contraria as tendências consideradas ‘inevitáveis’ do mercado. Em tempos de um jornalismo ‘embutido’ que confunde autocensura com patriotismo, os velhinhos da CBS ainda conseguem surpreender o público e a crítica. Eles enfrentam as pressões do todo-poderoso governo americanos e ainda conseguem bater os concorrentes com furos de reportagem. O 60 Minutes da CBS divulgou para o mundo as fotos dos militares americanos torturando os pioneiros iraquianos. Em um dos seus melhores momentos, fizeram a história do bom jornalismo. E não faltam bons momentos nessa longa trajetória do programa de maior sucesso do telejornalismo mundial.

Dan Hewitt

Homenagem e despedida

Mas esta semana, a CBS e o público americano se despedem do idealizador e editor-responsável do 60 Minutes. Dan Hewitt, aos 81 se afasta da direção do programa – foi promovido a executivo ‘honorário’ da rede – e deixa muita gente preocupada com o futuro de um dos últimos resquícios da qualidade do jornalismo americano.

Para se despedir do velho líder e companheiro de tantas aventuras, os velhinhos do 60 Minutes mais uma vez resolveram produzir um programa diferente. A idéia era homenagear o chefe e ao mesmo tempo rever os melhores momentos, os bons tempos do jornalismo americano. E não faltaram exemplos. Antes de criar o 60 Minutes, Dan Hewitt também foi responsável pela história da TV e pelo futuro do marketing político. Ele foi o produtor do primeiro debate de candidatos à presidência transmitido ao vivo pela televisão com John Kennedy e Richard Nixon. Naquela época, as imagens do jovem candidato com cara de galã de TV, o futuro presidente Kennedy, massacraram o político matreiro que sabia tudo de política, mas nada de imagem ou TV. Dan Hewitt pode ter criado um ‘monstro’ que muitos até hoje criticam. Mas ninguém nega a sua criatividade e ousadia. A televisão e a política jamais seriam as mesmas.

60 Minutes e o Fantástico

O programa de despedida do grande produtor de TV fez jus à história de sucessos do programa. Diferente do padrão tradicional, parecia gravado na mesa de um bar. Parecia uma mistura das nossas mesas redondas de esporte, com a classe de um Manhattan Connection ou com a irreverência do nosso ‘falecido’ programa para a TV Universitária, o saudoso Caderno U. Conversa descontraída, muitas risadas, cumprimentos mútuos e boas historias. Todos recordavam situações únicas de um jornalismo que luta para sobreviver. A nostalgia era inevitável e o clima de despedida se confundia com uma certa preocupação com o futuro. Era inevitável! Deve ser muito difícil para velhos jornalistas que fizeram a história da profissão terem hoje que conviver e competir com tantos picaretas.

Mas para o criador do 60 Minutes, Dan Hewitt, o segredo de um bom jornalismo ainda são as pessoas. Ele sempre fez questão de dizer aos seus correspondentes que o principal objetivo de um bom jornalista de TV não é somente contar uma boa história: ‘Ache alguém que consiga contar uma história melhor do que você. Esse é o seu trabalho nesse programa.’ Sabedoria de quem entende tudo de televisão.

Para quem não conhece ou nunca assistiu, não sabe o que está perdendo (ver aqui). O programa ainda é uma referência de jornalismo investigativo de qualidade na TV. Apesar do programa não fazer o mesmo sucesso do passado – já foi o líder de audiência de toda a TV americana – ainda desafia os tempos e as tendências do jornalismo pós-moderno.

No Brasil, o 60 Minutes foi uma das principais inspirações para o nosso Fantástico e creio que ainda pode ser visto no GNT.

Bom jornalismo é como vinho

Após mais de 30 anos no ar, em um cenário altamente competitivo, o 60 Minutes da CBS ainda é líder entre os programas jornalísticos da TV americana. É um encontro obrigatório de muitos americanos nas noites de domingo.

O 60 Minutes, no entanto, se recusa a viver do passado ou envelhecer. Nadando contra a corrente do jornalismo em geral, a equipe do 60 Minutes investe em um jornalismo que ignora o sensacionalismo barato e as celebridades da moda. Investe em um jornalismo sério, acredita na inteligência do público e não dispensa os jornalistas experientes. A equipe do 60 Minutes não inclui jovens estrelas ascendentes do jornalismo americano. Muito pelo contrário. A equipe do programa é formada por renomados e experientes profissionais quase todos na faixa dos 60 anos para produzir 60 minutos do melhor jornalismo. Um jornalismo com cara de bom vinho de boa safra. Quanto mais velho, melhor. Tem que ter origem conhecida e produção controlada.’



TV PARA EXPORTAÇÃO
Daniel Castro

‘Governo vai incentivar exportação de TV’, copyright Folha de S. Paulo, 19/05/04

‘Será lançado na semana que vem no 5º Fórum Brasil de Programação e Produção, em São Paulo, projeto apoiado pelo governo que irá promover a exportação de programas de TV feitos por produtoras independentes.

Participam do convênio o Ministério da Cultura (MinC), a Apex (Agência de Promoção de Exportações, ligada ao Ministério do Desenvolvimento), o Sebrae e a ABPI-TV, entidade das produtoras independentes. Em dois anos, o projeto irá consumir R$ 5,4 milhões. O MinC e a Apex entrarão com R$ 1,5 milhão cada.

Esse dinheiro será usado em prospecções de mercado, capacitação de empresas e promoções comerciais em feiras, festivais e missões oficiais ao exterior. As empresas poderão ainda se beneficiar de recursos de incentivos fiscais ao audiovisual.

O projeto prevê o envolvimento de 70 produtoras, que deverão em dois anos realizar 120 horas de programação, gerando US$ 6 milhões em exportações. EUA, Canadá, Alemanha, Inglaterra, França e China serão os alvos.

O objetivo prioritário será estimular a co-produção. Ou seja, a realização no Brasil de programas encomendados por TVs estrangeiras, valorizando ‘os tipos humanos e a paisagem do país’, no discurso da Apex. O convênio irá também, em menor escala, incentivar a exportação de programas já prontos. Novelas da Globo não entrarão no pacote.

OUTRO CANAL

Era uma vez

Acabaram os sonhos de Marlene Mattos de levar para a Band o ‘Pânico na TV’, da Rede TV!. Os humoristas, que receberam até propostas individuais de contrato, renovaram ontem por dois anos com a Rede TV!.

Duas mãos

Diretor de programação da Globo, Roberto Buzzoni embarca hoje para feira de televisão em Los Angeles, onde a emissora irá promover forte esquema para exportar ‘Celebridade’ e ‘Chocolate com Pimenta’. Buzzoni, no entanto, vai para comprar _principalmente filmes e desenhos.

Saliente

Ao lado de um assessor, o mexicano Eugenio Lopez Negrete circulou à vontade na pré-estréia de ‘Seus Olhos’, anteontem no SBT, em evento que reuniu 200 pessoas. Estava muito desenvolto para quem se diz apenas consultor de Silvio Santos. Negrete vem atuando de fato como vice-presidente da emissora.

Celebridades

O SBT está preparando sigilosamente um programa sobre famosos. Ricardo Perez, diretor do ‘TV Fama’, acaba de ser contratado pela emissora _que fez uma espécie de ‘leilão’ com a Rede TV! pelo passe do profissional.

Coxia

Monique Evans, ex-Rede TV!, vai apresentar um quadro (‘Pelos Camarins’) no ‘Melhor da Tarde’, da Band.’



RECORD vs. GLOBO
Daniel Castro

‘Record contrata mergulhador da Globo’, copyright Folha de S. Paulo, 21/05/04

‘Domingo passado, ele estava no ‘Domingão do Faustão’. No próximo, estará no ‘Domingo Espetacular’. Dono do maior banco de imagens submarinas da América Latina, o mergulhador e documentarista Lawrence Wahba gravou na quarta sua primeira participação na Record.

O contrato de Wahba com a Record deverá ser assinado hoje de manhã. O acordo irá durar um ano, período em que Wahba irá exibir 52 reportagens no ‘Domingo Espetacular’, novo programa da Record que lembra o ‘Fantástico’ e que está em terceiro lugar na guerra pela audiência com o ‘Domingão do Faustão’ e o ‘Domingo Legal’.

Com o novo contrato, Wahba irá desfalcar vários programas da Globo. Na emissora, ele já produziu para o ‘Fantástico’, ‘Domingão do Faustão’, programação infantil (ficou cinco meses captando imagens para ‘Capitão Sardinha’, seriado que a Globo engavetou) e até para as novelas das sete e das oito (‘Porto dos Milagres’).

Foi Wahba quem fez as imagens de mergulho de Reynaldo Gianecchini e Carolina Dieckmann em ‘Da Cor do Pecado’, um merchandising da Petrobras.

Wahba já produziu para o canal pago GNT e hoje tem vários projetos internacionais com o National Geographic Channel.

Sua estréia na Record será com reportagem sobre o atol de Biquíni, no Oceano Pacífico, onde os Estados Unidos fizeram testes nucleares, nos anos 40 e 50.

OUTRO CANAL

Rebatismo

Vai se chamar ‘Começar de Novo’ a próxima novela das sete da Globo, que vinha levando o título de ‘Romance’. A Globo descobriu que ‘Romance’ já é marca de grandes empresas (Colgate-Palmolive, Nestlé), o que inviabilizaria licenciamentos.

Queijo

Carlos Massa, o Ratinho, não deu muita bola para o assédio da Record. Anteontem, seus advogados começaram a discutir a renovação de seu contrato com o SBT. Um encontro com Silvio Santos foi adiado _vai esperar a assinatura do documento.

Mera coincidência

A Globo foi condenada em primeira instância, pela Justiça de São Paulo, a pagar R$ 4,8 mil a uma operadora de telemarketing. Na novela ‘Sabor da Paixão’, a emissora divulgou o número do celular da operadora como sendo o da personagem de Carolina Ferraz. A emissora vai recorrer.

Vendido 1

‘Eu Compro Seu Televisor’, novo programa de Silvio Santos, deu média de 12 pontos, uma boa audiência para o horário, em que a Globo (com 33 pontos) exibia jogo do Corinthians.

Vendido 2

‘Eu Compro Seu Televisor’ é um ‘game’ com perguntas temáticas. Na estréia, o assunto era televisão, e o SBT exibiu trechos de programas da Globo (como ‘Os Maias’). O SBT diz que teve autorização para exibir as cenas.’



OSCAR NA TV
Daniel Castro

‘Oscar pode ficar fora da TV aberta até 2010’, copyright Folha de S. Paulo, 20/05/04

‘Nem SBT, nem Globo. O Oscar, principal premiação do cinema mundial, poderá ficar fora da TV aberta brasileira de 2005 até 2010.

A Disney, que detém os direitos mundiais do Oscar na TV, está negociando um novo contrato com um canal pago que atua no Brasil, revelou à Folha um executivo do grupo na Flórida. Esse acordo prevê exclusividade total, inclusive sobre TV aberta. Ou seja, o Oscar só passaria na TV paga.

No SBT, já é dado como quase certo que a emissora não terá o Oscar em 2005. A transmissão da cerimônia faz parte de um pacote que inclui filmes e desenhos e que está vencendo neste ano. O SBT e a Disney dizem que estão negociando uma renovação da parceria, mas, mesmo se isso ocorrer, o Oscar deverá ficar fora do pacote.

Para a Disney, é mais vantajoso negociar exclusividade com um canal pago. O Oscar praticamente sai de graça para as TVs abertas, como parte do pacote de filmes.

Na TV paga, o Oscar atualmente é do canal TNT, da Turner. O canal tem contrato para exibir o Oscar até 2005. A Disney não revela com qual canal está negociando o novo contrato de exclusividade total, mas o TNT tem preferência.

A Disney será disputadíssima por TVs brasileiras na feira de televisão L.A. Screenings, que começa hoje em Los Angeles (EUA). Executivos da Globo e da Record, além do canal pago TNT, já têm reuniões agendadas com representantes da multinacional.

OUTRO CANAL

Nova Lucélia 1

A Record irá fazer uma seleção nacional para escolher a intérprete da protagonista de ‘Escrava Isaura’, novela que _decidiu anteontem_ irá produzir para exibir no segundo semestre. A emissora pensa em exibir os testes em seus programas.

Nova Lucélia 2

A ‘Escrava Isaura’ da Record será uma adaptação sobre o original de Bernardo Guimarães, diferente da feita por Gilberto Braga para a Globo em 1976, protagonizada por Lucélia Santos. O diretor será o mesmo: Herval Rossano.

Maquiagem 1

A Globo omitiu em seu balanço, divulgado anteontem, qual foi a sua participação no bolo nacional da publicidade em TV. Em 2002, a Rede Globo (incluindo todas as afiliadas) ficou com 78% da propaganda na TV. Em 2003, acredita o mercado, essa participação passou dos 80%.

Maquiagem 2

O faturamento bruto da TV Globo (só as cinco principais da família Marinho) aumentou 20% (R$ 3,8 bilhões), o que já significa 58,5% dos R$ 6,5 bilhões que a TV aberta faturou em 2003 (quando cresceu, no conjunto, ‘apenas’ 15,2%).

Virada

Fernando (Marcos Palmeira) irá se enroscar com a polícia nos próximos capítulos de ‘Celebridade’. Confessará que mentiu sobre o que fez no dia da morte de Lineu, para proteger o filho.’