Terça-feira, 25 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO > BOQUINHA PROVIDENCIAL

Balanço da Petrobras salvou a receita de maio

Por Alberto Dines em 13/05/2015 na edição 850

Confirmou-se mais uma vez a generosidade da Petrobras com os três jornalões (+ Valor). Além das fortes emoções produzidas pela Operação Lava Jato que ainda consegue animar um jornalismo sonâmbulo, a publicação do balanço da petroleira no dia 8 de maio, sexta-feira, permitiu às maiores empresas jornalísticas do país tirar a barriga da miséria.

Com as lojas desertas e as vendas desastrosas na temporada do Dia das Mães, a impressão e o encarte de um portentoso suplemento de 32 páginas em papel especial, quatro cores dos dois lados, salvou o faturamento de maio.

A Petrobras foi uma mãe, e em troca ninguém reclamou contra a prodigalidade de uma empresa em estado quase falimentar. A publicação de balanços das empresas de capital aberto é obrigatória, a transparência é uma exigência da lei e constitui a chamada “publicidade legal”. Não seria suficiente publicar o documento num único veículo?

Apesar do atraso de cinco meses, o resumo foi divulgado na TV pelo próprio presidente da companhia, Aldemir Bendine, 13 dias antes com tremenda repercussão internacional.

O leitor não especializado já conhecia os números mais expressivos, e para atender a legislação e ao mercado bastaria publicar o cartapácio em apenas um jornal, digamos o Valor Econômico, com tiragem infinitamente menor e um público-alvo mais do que adequado. Com a vantagem adicional de beneficiar as duas empresas proprietárias (Globo e Folha).

Ninguém contestou a nova exibição de liberalidade da maior empresa do país. Dinheiro do contribuinte jogado acintosamente pela janela e ninguém bota a boca no trombone? Quem ousaria (ou conseguiria) fazê-lo? Os veículos beneficiados, aqui, na Pátria do Compadrio e das boquinhas abertas? Impraticável.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem