Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

IMPRENSA EM QUESTãO > RÚSSIA

BBC perde última parceria com rádios no país

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 21/08/2007 na edição 447

O Serviço Mundial da BBC perdeu sua última parceria com estações de rádio na Rússia, informa Maria Esposito [MediaGuardian, 17/8/07]. A Bolshoye Radio informou à companhia britânica, no fim da semana passada, que tinha planos de interromper imediatamente a programação do Serviço Mundial.

A ordem veio do grupo financeiro Finam, proprietário da estação. Representantes do Finam afirmaram ter recebido alertas do Serviço Federal de Supervisão de Mídia de Massa, Comunicação e Proteção da Herança Cultural de que todo o conteúdo da rádio deveria ser produção própria.

Eliminação

A BBC pretende apelar da decisão. Segundo a rede britânica, a ordem contradiz o contrato assinado com a estação em fevereiro do ano passado, segundo o qual ‘60% do conteúdo total deve ser material original produzido pela Bolshoye’. ‘Nós não podemos entender como a licença é agora interpretada de maneira a não refletir os documentos originais’, afirmou Richard Sambrook, diretor do BBC Global News.

Pelo acordo, a Bolshoye Radio deveria transmitir programas da BBC entre sete e dez horas da manhã e entre cinco da tarde e oito da noite. Esta é a terceira vez, em 18 meses, que a programação da rede é retirada do ar na Rússia. Em 2006, as rádios Leningrad, em São Petersburgo, e Arsenal, em Moscou, cortaram a programação da BBC depois de pressão das autoridades locais.

Sem liberdade

Nos últimos anos, veículos de mídia independentes estão sob ameaça crescente do governo do presidente Vladimir Putin. Os assassinatos do editor da revista Forbes Paul Klebnikov e da repórter investigativa Anna Politkovskaya pontuam os riscos enfrentados por jornalistas no país. A decisão de cortar a programação da BBC vem um mês depois da expulsão de diplomatas russos do Reino Unido – e a conseqüente expulsão de diplomatas britânicos da Rússia – por desacordos sobre o assassinato do ex-agente da KGB Alexander Litvinenko, envenenado em Londres.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem