Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Bilionário lança revista para público rico

O russo Mikhail Prokhorov, cuja fortuna é estimada em US$ 22 bilhões, investiu US$ 150 milhões em uma revista, um sítio e uma emissora de TV chamados Snob (Esnobe, em tradução livre), destinados a um público elitista. Segundo Andrei Shmarov, que irá administrar o empreendimento, os veículos são voltados ‘àquelas pessoas de sucesso e àquelas que querem ter sucesso’. Shmarov explica que a palavra ‘snob’ tem um sentido diferenciado para os russos. ‘`Snob´ para nós significa uma pessoa que venceu na vida por esforço próprio’, resume.

Prokhorov, de 42 anos, ficou rico nos anos 1990, período em que muitos empresários compraram antigas indústrias soviéticas por preços abaixo do mercado. Ele é um dos proprietários da Norilsk Nickel, maior produtora de níquel do mundo, e da Polyus Gold, maior produtora de ouro da Rússia. De acordo com a Forbes, Prokhorov é a 24ª pessoa mais rica do mundo.

Nos últimos anos, a Rússia tornou-se mais rica graças ao crescimento de commodities e do aumento dos preços de energia. Os milionários e bilionários russos esbanjam sua fortuna com festas regadas a champagne e caviar, além de carros de luxo com motoristas particulares, sem se importar com o fato de que 20% da população do país vive abaixo da linha da pobreza. ‘Não é agradável gabar-se de sua riqueza quando ela é herdada, mas quando ela foi ganha com esforço próprio, mesmo não sendo uma atitude muito legal, é justificável’, explica Shmarov. Informações de James Kilner [Reuters, 24/4/08].