Domingo, 22 de Julho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº996
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO > GOOGLE

Companhia respeita leis de privacidade na França

08/07/2008 na edição 493

O Google optou por usar um recurso que ‘borra’ placas de carros e rostos de pessoas captados em imagens na versão francesa do serviço Street View (algo como ‘vista da rua’), ampliação do programa de mapas Google Maps que permite a navegação por fotos tiradas no nível da rua. A edição francesa foi lançada na semana passada e cobre apenas uma área turística do país: a rota da famosa corrida de bicicletas Tour de France. Já nos EUA, o serviço cobre praticamente todas as ruas das grandes cidades.

Quando foi lançado nos EUA, a ferramenta gerou temor de invasão de privacidade, pois pessoas que não esperavam ser fotografadas viam seus movimentos serem reproduzidos mundialmente. O Google então se ofereceu para remover imagens não desejadas do Street View, caso alguém pedisse. Na Europa, a empresa foi aconselhada a respeitar as leis de privacidade do bloco, segundo as quais a responsabilidade pela privacidade é da empresa, antes mesmo de receber reclamações.

Uma porta-voz do Google France informou que a tecnologia de ‘borrar’ rostos e placas de carro é automática. Ainda assim, caso haja alguém insatisfeito, é possível pedir para retirar a imagem do ar. A Comissão Nacional Francesa de Informática e Liberdades (CNIL), onde o serviço foi registrado, afirmou que o recurso não é totalmente confiável, embora seja um passo em direção ao respeito à privacidade. Informações de Peter Sayer [IDG News Service, 3/7/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem