Sábado, 19 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1059
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Contra a censura

21/05/2011 na edição 192

Fundada em 1972, a revista Index on Censorship traz análises, reportagens e entrevistas que documentam o desrespeito a um direito humano fundamental – a liberdade de expressão – em diversos países do mundo. Entre os colaboradores, estão nomes como Umberto Eco, Noam Chomsky e Nadine Gordimer.

A publicação premia jornalistas corajosos que conseguiram driblar a censura (governamental ou corporativa) e se mantêm firmes na missão de informar o público. Em 2002, os contemplados foram Anna Politkovskaia, correspondente russa que cobriu a guerra na Chechênia, o jornalista turco Sanar Yurdatapan, e Jiang Weiping, repórter chinês condenado a nove anos de prisão por denunciar casos de corrupção no governo. Na categoria ‘Serviços prestados à censura’, o vencedor foi o premiê italiano e magnata da mídia Silvio Berlusconi. Se ele conseguir influir no conselho da emissora estatal RAI, alerta o sítio, terá controle sobre 90% do mercado televisivo nacional.

As matérias mais recentes tratam da situação alarmante dos jornalistas no Zimbábue, da censura imposta aos jornais canadenses pela gigante CanWest Global e da condenação criminal de um editor e um publisher nos Estados Unidos por difamação, quando o procedimento comum para julgar estes casos é recorrer ao código civil. Vale a visita. Em inglês.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem