Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Cresce número de sites sobre moda

Sites como Hintmag, Fashion156 e Glossmag estão atraindo cada vez mais leitores que querem estar por dentro das últimas novidades do mundo da moda, informa Ruth La Ferla [New York Times, 7/8/08]. Como estão exclusivamente na web, as revistas online são atualizadas diariamente ou semanalmente e oferecem informações de um modo que as tradicionais publicações do gênero – como Elle ou Vogue – não conseguem acompanhar.

Para compensar a falta de experiência tátil, as revistas online disponibilizam uma infinidade de fotos, música, vídeos e fóruns. ‘As pessoas ainda gostam de virar as páginas e ver fotos fantásticas no papel. Mas uma revista online pode ser mais dinâmica, ser atualizada mais rápido, criar um diálogo com diversas pessoas que compartilham afinidades e ainda incentivar a interação entre eles’, disse Imran Amed, publisher do site The Business of Fashion.

O grande desafio das revistas online é encontrar maneiras de atrair o público. São poucos os que têm uma identidade distinta, que se diferencia de fóruns e blogs sobre moda. Para o editor e fundador do Hintmag, Lee Carter, o segredo é tornar o ambiente familiar ao leitor. ‘Queremos que as pessoas dêem conta que se trata apenas de uma revista de moda’, disse. Seu site foi criado há uma década e inclui reportagens e ensaios.

Plataforma para novos talentos

O Iconique, criado há dois anos, destaca-se por dar oportunidade a designers, estilistas e fotógrafos desconhecidos. ‘Nós oferecemos uma plataforma para talento emergente’, afirmou o editor e fundador Guy Hipwell. O site é atualizado a cada 12 dias e atinge uma audiência de 250 mil leitores.

Alguns anunciantes estão apostando neste novo meio, como Tiffany e Lancôme. Há aqueles que pagam de US$ 10 mil a US$ 50 mil para divulgar seus produtos em revistas online. A Gucci, por exemplo, pagou US$ 50 mil para ser o patrocinador exclusivo de uma campanha de três meses no Hintmag. Para se ter uma idéia, uma única página em uma publicação impressa pode custar de US$ 60 mil a US$ 110 mil. Além de ser mais barato, o anúncio online pode ter seus resultados medidos com mais eficiência, através do tráfego de pessoas que vão para o site do anunciante por meio do link.