Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Diário californiano protesta contra falta de ética

A equipe do Santa Barbara News-Press realizou um protesto, na semana passada, contra o recente êxodo de editores do diário da Califórnia, noticia Jeff Wilson [Associated Press, 15/7/06]. Vestidos de preto e com fitas adesivas cobrindo suas bocas, 25 funcionários foram aplaudidos por mais de 300 pessoas que foram dar apoio à manifestação realizada em um parque adjacente ao jornal.

A repórter Melinda Burns afirmou que a equipe do Santa Barbara News-Press foi instruída a não falar sobre operações internas da empresa. Caso o fizessem, seriam demitidos. ‘Desculpe por não podermos falar, mas obrigada por virem’, disse ela ao público presente. O publisher interino Travis Armstrong afirmou que os funcionários que participaram do protesto não seriam punidos, informando estar decepcionado com a ordem do jornal de proibir a discussão de operações internas.

Demissionários

No começo do mês, os editores Jerry Roberts, George Foulsham, Donald Murphy, Jane Hulse, Michael Todd e Gerry Spratt, e o colunista Barney Brantingham, que trabalhava na empresa desde 1960, pediram demissão por considerarem que a proprietária e sua administração prejudicaram, por diversas vezes, a cobertura jornalística. Na semana passada, o editor Scott Hadly juntou-se ao grupo de demissionários. Hadly afirmou que uma lista de reivindicações foi apresentada à administração pedindo a restauração da ética jornalística, o reempossamento dos editores que foram forçados a se demitir, novas negociações contratuais e o reconhecimento do sindicato como unidade exclusiva de negociação.

O jornal, fundado em 1855, possui atualmente circulação de 41.000 cópias diárias. A proprietária, Wendy P. McCaw, é ex-mulher do magnata Craig McCaw, um dos pioneiros no desenvolvimento da telefonia celular. Os demissionários alegam que Wendy não publicou uma matéria sobre a recente condenação de Travis Armstrong por dirigir bêbado. O jornal havia divulgado anteriormente sua prisão.