Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

IMPRENSA EM QUESTãO > NYTIMES EM CONFLITO

Diário publica artigo sem revelar parentesco do autor

03/07/2007 na edição 440

O New York Times parece ter ignorado suas diretrizes éticas ao publicar, na quarta-feira (27/6), um artigo de opinião assinado por Ben Dolnick sem informar aos leitores que sua mãe, Lynn Dolnick, é membro do conselho de diretores do jornalão – que, por sua vez, é presidido pelo primo deles, o publisher Arthur Sulzberger Jr. A denúncia foi feita pelo rival New York Post [em nota de Richard Johnson, 29/6/07] após divulgação no blog Gawker.com.

O artigo falava sobre a experiência de trabalho de Dolnick no zoológico do Central Park, em um determinado verão, e promovia claramente seu primeiro livro. O escritor era identificado apenas como ‘autor do romance Zoology‘.

‘O Times se orgulha de sua rígida separação entre decisões editoriais e interesses comerciais de seus donos. Recentemente, [o jornal] atacou o presidente da News Corporation, Rupert Murdoch, por supostas interferências nas divisões de notícias’, afirmou o Post – que faz questão de informar na matéria que ele próprio pertence à News Corp.

Tudo em família

De acordo com informações do Gawker, Lynn Dolnick é irmã do publisher do International Herald Tribune, Michael Golden. Seu outro irmão é Arthur Golden, autor do livro Memórias de uma Gueixa. Lynn e seus irmãos são bisnetos de Adolph Ochs, que comprou o Times em 1896.

Questionada por que o parentesco de Dolnick não foi revelado ao público, Catherine Mathis, porta-voz do jornalão nova-iorquino, afirmou que o ‘motivo de tal revelação é destacar possíveis conflitos de interesse, e [neste caso] não havia nenhum. Ele é o autor de um livro. Membros da família Ochs-Sulzberger não têm mais ou menos oportunidade de aparecer nas páginas no Times‘.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem