Terça-feira, 25 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO > Telejornalismo regional

Dilemas do jornalismo capixaba

Por Siumara de Freitas Gonçalves em 11/09/2015 na edição 867

Em mais de 200 anos de imprensa no Brasil, o jornalismo investigativo nunca foi tão necessário. O jornalismo investigativo é conhecido por ser a área causadora do maior número de polêmicas no jornalismo devido à linha tênue entre a ética, o dever de informar e o sensacionalismo. Em alguns casos, ele se transforma em uma ferramenta de indignação popular, capaz de revelar as mazelas sociais e os descasos com a população, talvez por isso, seja o ramo de construção de reportagem mais complexo e, provavelmente, também o mais fascinante do jornalismo.

Em nível nacional, o jornalismo investigativo tem grande expressão, porém no Espírito Santo ele aparece de forma tímida mesmo após importantes revelações que partiram de matérias televisivas, como o Caso Maranata, Máfia do Carvão, Funcionários Fantasmas na Câmara de Vila Velha, Fraude na Licitação da Decoração de Natal de Vila Velha, Extintores Vencidos na Assembleia Legislativa. A produção capixaba ainda não ganhou seu devido espaço em meio nacional e conta com pouco ou nenhum investimento.

O Espírito Santo tem seis emissoras de TV aberta da Grande Vitória, de maior expressão, não ligadas ao Governo, afiliadas às emissoras nacionais de televisão: Band, Globo, Rede TV, Record, Record News e SBT. A pequena produção de material de jornalismo investigativo para telejornais se concentra em apenas duas das seis emissoras analisadas, TV Gazeta e TV Vitória, afiliadas das Redes Globo e Record respectivamente.

Dos 23 programas jornalísticos que poderiam produzir e veicular material investigativo, atualmente produzidos no Espírito Santo, 13 são feitos por essas duas emissoras. No Estado, apesar da pequena produção de produtos televisivos locais, mais de dois terços são programas jornalísticos.

Fatores que afetam a produção jornalística

A TV Gazeta conta, em sua grade jornalística, com os programas Bom Dia Espírito Santo, ES TV 1a Edição, ES TV 2a Edição, Gazeta Notícia (flash informativo entre a programação), Jornal do Campo e Em Movimento. A afiliada da Record, TV Vitória, leva aos telespectadores os programas ES no Ar, Alerta ES, Balanço Geral, Cidade Alerta ES, Jornal da TV Vitória, Fala Manhã e Fala ES.

Enquanto a Rede TV ES exibe dois programas jornalístico em sua grade, o programa ES News e o É Notícia, a TV Tribuna exibe três: o Tribuna Notícias 1a Edição, Tribuna Notícias 2a Edição e Ronda Geral. A TV Capixaba tem dois produtos jornalísticos: o Jornal Capixaba e o programa Agronegócios. A Record News produz os telejornais Hora News Edição da Noite transmitido em rede nacional, Segurança Máxima e Palavra de Honra.

Um dos maiores prêmios do jornalismo do Espírito Santo, o Prêmio Capixaba de Jornalismo, nos últimos três anos teve apenas duas reportagens investigativas entre as 12 premiadas na categoria telejornalismo: em 2014, a reportagem “Denúncia de irregularidades no Regimento Montado da PM”, da jornalista Suzy Faria Gomes, e, em 2013, a série “Vandalismo”, de Guilherme Klaws, da TV Capixaba.

É difícil afirmar quem é o único culpado pela falta de investimento e estrutura dessa veia jornalística. Diversos fatores influenciam o aumento ou diminuição da produção de material investigativo pelos telejornais do Espírito Santo. A crise político-econômica que o país enfrenta afeta o estado e consequentemente as emissoras de televisão local, que diminuem suas equipes para conseguir sobreviver.

Existem outros que são tanto de origem interna como externa à redação, mas todos eles afetam diretamente a produção de material jornalístico, como a linha editorial dos veículos. Na produção do material investigativo, o poder econômico do estado e a pressão política sofrida pelos veículos também estão diretamente interligados ao fazer jornalístico capixaba.

***

Siumara de Freitas Gonçalves é graduanda em Comunicação Social

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem