Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Divórcio de ex-Beatle testa restrições à mídia

O divórcio do ex-Beatle Paul McCartney e da ex-modelo Heather Mills ganha repercussões cada vez mais sensacionalistas na imprensa britânica. A novidade do momento foi o vazamento dos papéis do divórcio com acusações contra McCartney, noticia Robert Barr [Associated Press, 19/10/06]. De acordo com o documento, McCartney teria consumido drogas e usado de violência física e psicológica com a ex-mulher. O ex-Beatle também foi acusado de ser insensível e indiferente sobre o fato de Heather ter uma perna amputada e de ter atacado-a com um copo de vidro quebrado.

Uma lei britânica de 1926 proíbe a publicação de detalhes sensacionalistas sobre procedimentos da corte de justiça em casos de divórcio, e, por medo das conseqüências legais da divulgação das acusações, a maior parte dos tablóides – exceto o Daily Mail – esperou algumas horas para publicar informações sobre o documento. Os papéis do divórcio teriam sido enviados por fax à sala de imprensa da Corte Real de Justiça no dia 18/10. No dia seguinte, a notícia já estava na primeira página do Daily Mail.

Não se sabe ao certo quem vazou o documento. Para obter um divórcio amigável, o que a princípio seria o objetivo do casal, Heather teria apenas que ter dado uma breve resposta à solicitação de McCartney para o fim da relação. Para Duncan Lamont, especialista em mídia da empresa de advocacia Charles Russell, em Londres, a única razão para um documento com tantos detalhes seria ‘vazá-lo à mídia’. Segundo ele, os advogados da ex-modelo teriam facilmente obtido uma ordem para impedir a publicação dos papéis.

Superexposição

O casal teria alegado a ‘constante intrusão de privacidade’ como motivo do divórcio, o que contradiz tamanha exposição de detalhes da vida particular dos dois. ‘Por que estamos encontrando estas acusações inacreditáveis?’, questiona a advogada especializada em divórcios Vanessa Lloyd. ‘Ninguém realmente está entendendo’.

McCartney divulgou uma declaração afirmando que gostaria muito de ‘responder publicamente’ às acusações, mas que deixaria para fazê-lo nos tribunais. Vanessa acredita que o vazamento constituiu um ‘desastre’ para Heather. Piers Morgan, ex-editor do Daily Mirror que alega ter apresentado Heather à McCartney, concorda. ‘O documento retrata uma mulher egoísta, obsessiva, queixosa, e aparentemente disposta a tornar a vida de Paul infeliz’, opinou.