Sábado, 22 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO > JOURNALISM FOUNDATION

Fundação inaugura primeiro projeto na Tunísia

14/02/2012 na edição 681

A Tunísia recebe, esta semana, o primeiro projeto da The Journalism Foundation, fundação que promove e apoia o jornalismo independente lançada em dezembro de 2011 pelo jornalista Simon Kelner, ex-editor do jornal britânico The Independent. Jornalistas participarão de workshops sobre como “divulgar notícias de uma democracia”, ministrados por professores da City University London e organizados pelo jornalista veterano Charlie Burgess e pela vice-presidente do departamento de jornalismo, Lis Howell.

Os cursos serão os primeiros a serem feitos na Tunísia desde a queda do regime autoritário do ex-presidente Ben Ali, em janeiro, e darão conselhos práticos a jornalistas sobre como lidar com a realidade de trabalhar em uma sociedade livre. Alguns dos tópicos abordam o trato com políticos, a importância do jornalismo econômico na sociedade ocidental e o papel do jornalismo-cidadão no jornalismo atual.

As turmas, no entanto, estarão em meio a uma batalha corrente pela liberdade de imprensa. Sindicatos de jornalistas e organizações de mídia consideraram necessário fazer lobby com o novo governo e emitiram uma declaração alertando para “violações crescentes de liberdades”, incluindo “assédio contra jornalistas por parte de grupos extremistas que se escondem por trás de motivações religiosas”. A aula magna fica a cargo do correspondente do Independent no Oriente Médio, Robert Fisk.

A fundação, sem fins lucrativos, foi criada com o apoio da família russa Lebedev – proprietária dos jornais Independent e London Evening Standard – para promover, desenvolver e manter o jornalismo independente e livre no mundo. Informações de Roy Greenslade [The Guardian, 10/2/12].

 

Leia também

Organização britânica luta por jornalismo de qualidade

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem