Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

IMPRENSA EM QUESTãO > WASHINGTON POST

Editor-executivo anuncia saída de cargo

25/06/2008 na edição 491

Leonard Downie Jr. anunciou sua saída do cargo de editor-executivo do Washington Post, abrindo caminho para um novo momento do jornal, sob o comando da publisher Katharine Weymouth, de 42 anos. O sucessor ainda não foi nomeado, mas Katharine – que assumiu em fevereiro – deverá indicar um nome dentro de poucas semanas. Aos 66 anos, Downie ficará no posto até o começo de setembro, quando se tornará vice-presidente do grupo Washington Post. ‘Uma nova e jovem publisher precisa de um editor-executivo novo e jovem’, afirmou ele, em discurso para centenas de funcionários na redação principal do diário.


O jornalista juntou-se ao Post em 1964, como estagiário, e foi galgando posições até chegar ao cargo atual. Como editor-executivo, viveu períodos de expansão e de cortes. Nos últimos anos, em meio à crise que atormenta o setor jornalístico, eliminou mais de ¼ da equipe, reduzindo-a para 700 funcionários. No mês passado, mais de 100 empregados aceitaram um plano de demissão voluntária. Como todo jornal americano, o Post sofre com o declínio na tiragem (de mais de 800 mil no começo da década para atuais 673 mil) e no lucro publicitário. A edição online, no entanto, atrai números promissores – são mais de nove milhões de leitores online por mês.


Premiado


Um líder calmo em meio a uma indústria frenética conhecida pela disputa de egos, Downie conduziu a equipe em um período no qual o jornal se tornou um dos melhores e mais importantes dos EUA, ganhando diversos prêmios – entre eles, 27 Pulitzers. Pelo trabalho em 2007, o diário ganhou a quantidade recorde de seis Pulitzers.


Dentre os candidatos em potencial para ocupar o posto estão Philip Bennett, chefe de redação; Marcus W. Brauchli, que recentemente deixou o cargo de editor-chefe do Wall Street Journal; Jonathan Landman, subchefe de redação do New York Times; e Jon Meacham, editor da Newsweek.


Estabilidade


Nos últimos 43 anos, o Post teve apenas dois editores-executivos – Downie e Benjamin C. Bradlee. Por 75 anos, o grupo é liderado por três gerações de uma única família. Katharine representa a quarta geração da família a ser publisher e espera-se que um dia suceda seu tio Donald Graham, de 63 anos, na presidência do grupo. Informações de Richard Pérez-Peña [The Washington Post, 24/6/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem