Domingo, 22 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

IMPRENSA EM QUESTãO > CASO MADDIE McCANN

Emissoras britânicas trocam farpas sobre cobertura

16/08/2007 na edição 446

A cobertura do caso Madeleine McCann, inglesinha de apenas quatro anos que desapareceu em Portugal em maio, detonou uma verdadeira guerra entre as emissoras britânicas BBC e ITV. Maddie, como é chamada, sumiu depois que seus pais a deixaram sozinha com dois irmãos mais novos em um quarto de hotel e foram jantar em um restaurante próximo. Desde então, surgiram diversas especulações sobre o paradeiro da menina.


Esta semana, o diretor de jornalismo da BBC, Peter Horrocks, acusou organizações de notícias rivais de ‘tratar rumores como se fossem fatos verídicos’ e chamou atenção para a cobertura da ITV, que recentemente deu destaque a uma pista de que Maddie teria sido vista na Bélgica. O editor-chefe da ITV News, David Mannion, defendeu-se e afirmou que os comentários de Horrocks se tratavam de ‘uma desculpa por ter perdido o furo’.


Histeria de rumores


Horrocks escreveu em seu blog que tem havido uma ‘massa histérica de rumores’ sobre o desaparecimento de Madeleine, exagerada pela mídia, ‘que vê na história uma oportunidade comercial’. A BBC deu pouco destaque à notícia de que a menina estaria na Bélgica, alegando que já foram divulgadas muitas informações falsas sobre o caso. Já Mannion alega que desta vez a dica foi diferente, pois o canal acompanhou o depoimento de ‘testemunhas’ e da polícia belga. ‘A pessoa [uma psicóloga] que disse ter visto Madeleine tem alta credibilidade; já trabalhou com crianças e com a polícia’, disse.


Os pais da pequena Maddie já haviam criticado a imprensa, em junho, por publicar detalhes de uma carta anônima sobre um lugar onde a menina poderia ter sido enterrada. Informações de John Plunkett [The Guardian, 13/8/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem