Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

IMPRENSA EM QUESTãO > EUA 2008

Estudo analisa desempenho da mídia na campanha

30/10/2007 na edição 457

A campanha pela Casa Branca começou cedo, com a disputa acirrada entre os pré-candidatos do Partido Democrata. Segundo um estudo divulgado esta semana, a imprensa americana nunca esteve tão obcecada com aspectos como tática e estratégia de campanha, mas tem deixado de lado análises mais reflexivas sobre estas e outras questões.


A pesquisa foi feita em parceria pelo Project for Excellence in Journalism, do Pew Research Center, e pelo Joan Shorenstein Center on the Press, Politics and Public Policy, de Harvard. Foram examinadas 1.742 matérias divulgadas entre janeiro e maio em 48 veículos de mídia.


Democratas em alta


O estudo concluiu que a imprensa tem feito uma cobertura mais positiva dos pré-candidatos democratas do que dos republicanos, e atribuiu este resultado final à cobertura extremamente positiva recebida pelo senador democrata Barack Obama, e à extremamente negativa recebida pelo senador republicano John McCain.


Entre os outros resultados: quase dois terços das matérias (em veículos impressos, televisão, rádio e internet) focaram nos aspectos políticos da campanha, e apenas 1% abordou o desempenho dos candidatos em cargos públicos; apenas 12% das matérias parecem ter peso relevante para a decisão dos eleitores, enquanto todo o resto abordou táticas e estratégias; Elizabeth Edwards, mulher do pré-candidato democrata John Edwards, recebeu mais atenção do que 10 dos 19 candidatos na disputa depois de anunciar que estava com câncer; a senadora democrata Hillary Clinton teve a maior cobertura, mas seu principal concorrente, Obama, teve a cobertura mais positiva (ele recebeu 47% de matérias positivas, enquanto ela recebeu 27%).


O resultado completo do estudo por ser visto, em inglês, aqui. Informações de Katharine Q. Seelye [The New York Times, 29/10/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem