Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Exercício de criticidade

Por Afonso Caramano em 02/05/2006 na edição 336

O exercício da criticidade requer disposição de pensamento e liberdade de reflexão também do espaço mais que necessário para a sua expressão – espaço construído e constantemente aprimorado, quer pelas inovações tecnológicas, quer pelo próprio exercício reflexivo –, como é o caso do Observatório da Imprensa, que completa 10 anos de efetiva observação crítica da mídia, tão necessária à construção de uma sociedade verdadeiramente democrática.

Não quer dizer isto que não haja muitos desafios a enfrentar – afinal, a liberdade de expressão, a reflexão crítica e os valores da democracia devem ser permanentemente construídos e reafirmados, e isso só se consegue com empenho e respeito à diversidade de pensamento e de opinião.

Tarefa árdua

Esse parece ser justamente o eixo do Observatório da Imprensa, verdadeira arena de debates e enfrentamento de idéias, como forma de assegurar o mínimo de respeito aos valores éticos na observação da imprensa e dos meios de comunicação. Daí a importância da participação dos leitores para a prática da criticidade nesse sentido, uma vez que, encontrando o espaço adequado para as próprias reflexões, cada leitor/cidadão contribui para a ampliação do diálogo e do debate de temas pertinentes à vida social.

Se o jornalismo é prestação de serviço público, a observação da mídia também o é, à medida que, tendo o compromisso de avaliar, dentro dos padrões éticos vigentes, o desempenho dos meios de comunicação, num universo permeado de interesses e no qual se refletem os embates ideológicos da sociedade, o faça de maneira democrática e justa – assim se espera.

Afinal, não é para qualquer um completar 10 anos exercendo tarefa tão árdua (e que costuma causar tantas ojerizas) num país que por razões sociais e de educação é pouco afeito ao exercício crítico.

******

Funcionário público, Jaú, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem