Domingo, 26 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Família real britânica lança canal no YouTube

01/01/2008 na edição 466

A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, de 81 anos, demorou para entrar no fantástico mundo da comunicação digital. Recém-adepta aos e-mails, estreou no computador há apenas dois anos. Parece, entretanto, que só faltava um estímulo, pois desde então aderiu ao Blackberry e ganhou no ano passado um iPod de seu neto, o príncipe William.

Para interagir com uma audiência mais jovem, Elizabeth decidiu dar um passo além na área das novas tecnologias e transmitiu sua mensagem natalina deste ano em um canal exclusivo no YouTube, o The Royal Channel (Canal Real, tradução livre). Antes da estréia do canal, às vésperas do Natal, suas netas – as princesas Beatrice e Eugenie – lhe explicaram como funciona o sítio de compartilhamento de vídeos.

Há 50 anos, a rainha transmitiu sua primeira mensagem de Natal pela TV. Na ocasião, já antenada às novas tecnologias, afirmou esperar que ‘o novo meio torne a minha mensagem de Natal mais pessoal e direta. O fato de alguns de vocês me verem hoje é um exemplo da velocidade que está mudando o mundo’.

Imagens raras

O canal no YouTube já disponibilizou imagens do casamento dos pais da rainha, George VI e Lady Elizabeth Bowes-Lyon, em 1923, e da rainha Alexandra visitando vendedores de rosas em Londres, em 1917. Outros filmes que não haviam sido divulgados publicamente, feitos pelo já falecido Lorde Wakehurst, mostram a reação do público à morte de George VI e a coroação da rainha Elizabeth. Mais imagens serão disponibilizadas em breve, com legendas em francês, espanhol, alemão e italiano.

A equipe do YouTube que desenvolveu o canal gratuitamente para a família real britânica está muito feliz com a publicidade gerada. ‘Havia uma corrida não oficial com a Casa Branca dos EUA, por um canal no YouTube, e a rainha Elizabeth ganhou’, revelou uma fonte. ‘Recentemente, passamos a ver um grande número de líderes mundiais e organizações governamentais usando o YouTube como uma plataforma perfeita para se conectar com o público. Ficamos felizes por ter o Canal Real em nosso sítio’, afirmou um porta-voz do YouTube. Uma porta-voz do Palácio de Buckingham disse que o canal online permitirá que a mensagem da rainha atinja um número muito maior de pessoas. ‘A rainha sempre tentou se manter atualizada com os avanços tecnológicos’, ressaltou. Informações de Caroline Davies [The Observer, 23/12/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem