Terça-feira, 25 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

CIêNCIA > PALCO MIDIÁTICO

Fato, fantasia ou ficção

Por Afonso Caramano em 16/05/2006 na edição 318

‘Eu não sei mais onde estão a verdade e a mentira dessa reportagem. Não sei de onde tirei essas coisas, se foi da imprensa, da minha cabeça, de ouvir…’ (Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, dizendo à CPI dos Bingos não saber distinguir o que é ‘fato, fantasia ou ficção’ na entrevista que deu ao jornal O Globo; Folha, 12/5).

A ponto de não mais distinguir o que é fato, fantasia ou ficção, o ex-secretário-geral do PT revela-nos de modo emblemático e desconcertante o jogo do poder que se desenrola no palco midiático – cheio de ressentimento e cinismo voltou à cena com a explosiva entrevista dada ao jornal O Globo, mas à CPI não acrescentou nada de novo senão a desfaçatez e a confusão entre realidade e fantasia.

Realidade

O que é a verdade, afinal? Tudo parece relativizado – e em tal contexto perdem-se os parâmetros da ética e do bom senso. Se o ex-secretário-geral do PT tornou-se persona non grata, perdendo os canais de comunicação com o partido, parece ter encontrado na imprensa um meio de reatá-los ou pelo menos sinalizar que não merece tal castigo. Os interesses são muitos – e escusos pelo visto.

Não se pode acusar a imprensa de ingenuidade – também tem seus interesses em jogo, além da capacidade de manipular informações, num verdadeiro embate de discursos e forças. Não deve correr o risco porém de se deixar iludir com os prestidigitadores de plantão – nem se deixar seduzir pela espetacularização, perdendo o que teria de mais importante a oferecer: a credibilidade. Para que não venham depois acusá-la de misturar fato e ficção – tornando-se ela própria uma fantasia.

Os tempos atuais são obscuros, próprios de uma ficção nebulosa e sem qualquer caráter dignificante – mas a realidade ainda parece sobrepujá-la.

******

Funcionário público, Jaú, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem