Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Gazeta do Povo


NOVO JORNAL
Luigi Poniwass


Londrina ganha o jornal do Futuro. E gratuito, 7/05/06


‘Imagine abrir a porta de manhã e dar de cara com um jornal novo, com um formato muito mais fácil de manusear, reportagens que tratam da sua realidade, e a possibilidade inédita de ver a sua opinião ao lado das suas notícias favoritas. E ainda por cima de graça. Pois é exatamente assim que o Jornal de Londrina (JL) vai circular a partir deste domingo.


As mudanças começam pelo visual, com a alteração do formato standard para o chamado berliner (28 x 42 cm) – menor que o tradicional e um pouco maior que o formato tablóide – e o novo projeto gráfico. Mas a grande novidade é a distribuição gratuita e dirigida, de porta em porta. Segundo o gerente em Londrina da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Orlando Fonseca, o diário se antecipa a uma tendência mundial. ‘Será o primeiro jornal gratuito, diário e com distribuição dirigida do Brasil’, afirma.


Com tiragem inicial de 30 mil exemplares auditada pela PriceWaterhouse Coopers, circulando de segunda a sexta-feira e com uma edição especial de fim de semana, o novo JL não será distribuído nas ruas, mas entregue nas residências e pontos comerciais. ‘É exatamente como funciona uma assinatura normal, só que o leitor não vai pagar por ela, assim como não paga pelo conteúdo da televisão e do rádio’, ressalta Fonseca. ‘Isso é inédito no Brasil.’


O principal foco da cobertura jornalística serão os assuntos da cidade, marcada pelo conceito do jornalismo cidadão – mas sem descuidar do noticiário nacional e internacional. ‘Os leitores terão ampla participação. Há diversos espaços para a interatividade’, diz Carla Nascimento, chefe de redação.


O jornalista Nilson Lage, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor em lingüística e mestre em comunicação, também dá o seu parecer. ‘Esse novo projeto parece ser uma tentativa de o jornal fazer frente à internet (pela interatividade) e ao mesmo tempo garantir uma tiragem fixa (pela circulação dirigida e gratuita)’, observa. ‘Mas é importante que o conteúdo acompanhe a evolução da forma e que o jornal abra espaço para reportagens mais aprofundadas, pois os principais concorrentes dos jornais hoje não são os outros jornais, mas as outras mídias.’


Ele elogiou ainda a escolha de Londrina para lançar o novo produto: ‘É uma decisão muito feliz. A cidade é grande, tem personalidade e um público exigente.’


‘Tabelinha’


O novo produto é fruto de cinco meses de trabalho conjunto dentro da RPC. ‘Esse é o resultado de uma perfeita integração entre as equipes de jornalismo, marketing e comercial da Gazeta do Povo e do Jornal de Londrina’, destaca o diretor de jornalismo da Gazeta do Povo, Nelson Souza Filho. ‘E o novo JL já nasce líder em Londrina, graças à tiragem de 30 mil exemplares.’ Ele complementa lembrando que a distribuição gratuita não vai significar menor rigor com o conteúdo: ‘O leitor do JL terá acesso diário a uma ampla gama de informações da maior qualidade dos assuntos locais, nacionais e globais’, finaliza.’




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O Estado de S. Paulo – 1


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