George Orwell vira blogueiro | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO > DIÁRIO NA REDE

George Orwell vira blogueiro

02/09/2008 na edição 501

No dia 12 de agosto de 1938, George Orwell começou a escrever suas reflexões em um diário. Setenta anos depois, elas se tornam públicas em formato de blog. A iniciativa faz parte de um projeto da Fundação Orwell Prize, que promove um prêmio com o nome do escritor. A idéia de transformar o diário em blog é chamar a atenção para os escritos de Orwell e torná-lo mais conhecido pelas novas gerações. ‘Acho que ele teria sido um blogueiro’, especula Jean Seaton, professora da Universidade de Westminster, em Londres, que administra a fundação. Desde que foi lançado, no dia 9/8, o blog registrou mais de 50 mil page views.

Orwell morreu em 1950, de tuberculose, e nunca teve a chance de publicar seus pensamentos. Agora, os 20 volumes de escritos estarão disponíveis no sítio Diários de Orwell. Na página, há também links para definições de palavras e expressões usadas pelo escritor e um mapa do sanatório em Kent onde ele se tratou da tuberculose. O material escrito por Orwell será inserido aos poucos, até 2010. Em setembro, começa a ser publicado o conteúdo de um diário político que ele começou a escrever no dia 7/9/38. ‘O diário não é Orwell em seu estado mais polêmico, é Orwell em seu estado mais calmo e observador’, afirma Jean.

Como todo bom blogueiro político, Orwell devorava os noticiários, fazendo clippings e observando as mudanças na opinião pública. ‘Ele era obcecado por jornais por conta do começo da Segunda Guerra Mundial’, diz a professora. ‘Nós sabemos como esta história vai acabar, mas o mais brilhante é que ele não sabia’. Ironicamente, Orwell escreveu o livro 1984, onde todos eram vigiados pelo Grande Irmão e não tinham privacidade. Informações de Noam Cohen [New York Times, 25/8/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem