Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Imprensa prefere o agroufanismo

Toda a unanimidade é burra, dizia o saudoso jornalista Nelson Rodrigues. A advertência vale para o agronegócio. Depois de viver por quatro séculos de costas para o interior, o Brasil descobriu, de um ano para cá, a competência de seu produtor rural. De Jeca Tatu, o agricultor virou celebridade, com direito a capa de Exame e matéria especial no Jornal Nacional, da Rede Globo. Na verdade foi a imprensa estrangeira – Newsweek, Financial Times e New York Times –, e não a cabocla, quem primeiro descobriu a força do agronegócio brasileiro. Mas isto é uma outra história.

Os nossos homens do campo, assim como a agroindústria nacional, são de fato medalha de ouro no ranking internacional. O país lidera a produção mundial de soja, suco de laranja, açúcar, carne bovina, frango. O agronegócio, responsável por 30% do PIB do país, deve exportar este ano 30 bilhões de dólares – o dobro da receita apurada em 2000.

O setor, portanto, merece respeito e destaque na mídia. O que preocupa é a qualidade da cobertura, que nos parece superficial e ufanista.

A maioria das reportagens comemora a conquista do cerrado pela agricultura, sem dedicar sequer uma linha que aponte os riscos para o ambiente devido a expansão desenfreada da soja naquela região. Fala-se no sucesso do camarão do Nordeste, produto que ganhou mercado no exterior, mas não se menciona os impactos desta produção sobre o frágil ecossistema do litoral nordestino. Destaca-se a excelência da nossa pecuária de corte, hoje líder do mercado mundial de carne bovina, mas não se aponta o crescente desmatamento na Amazônia para a implantação de pastagens.

Um ano de AgroPauta

Mídia Verde, programa lançado pelo Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), está completando um ano de atividade. Os objetivos do projeto são a valorização do agronegócio brasileiro, a qualificação de jornalistas para a cobertura especializada, a melhoria da qualidade da informação e a criação de novos veículos especializados.

O projeto inicial de Mídia Verde é o site AgroPauta (www.agropauta.com.br), ferramenta destinada a apoiar os jornalistas da área do agronegócio. O site busca facilitar o acesso dos jornalistas a novas fontes e conhecimentos, oferecer subsídios para a seleção da pauta, a produção de reportagens e a edição de seu veículo, além de promover o intercâmbio de experiências e informações.

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Jornalista especializado em agronegócio, editor do AgroPauta (www.agropauta.com.br)