Domingo, 13 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1058
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Internautas presos por piada no YouTube

08/09/2009 na edição 554

Um vídeo em que um homem fantasiado de burro aparece dando uma coletiva de imprensa teve como consequência a condenação, a cinco anos de prisão, de dois blogueiros do Azerbaijão. Adnan Hajizade, de 26 anos, e Emin Milli, de 29, que produziram as imagens e as postaram no YouTube, foram presos quando estavam em um restaurante na capital Baku.

No Ocidente, a encenação, que mostrava o burro, rodeado por jornalistas, exaltando as virtudes da vida no Azerbaijão e elogiando as autoridades pelo tratamento justo dado a sua espécie, seria visto como uma simples sátira ao governo e à mídia. Autoridades insistem que não houve motivação política por trás das prisões, afirmando que os blogueiros foram detidos e condenados por envolvimento em uma briga. ‘As pessoas no país não são presas por conta de atividade política. Houve uma briga entre jovens e alguns saíram feridos’, disse Ali Hasanov, conselheiro do presidente Ilham Aliyev.

Críticos ao regime não acreditaram na versão oficial e temem que a prisão dos blogueiros possa representar uma onda de censura às novas mídias em um esforço para silenciar dissidentes online. ‘Este incidente foi politicamente motivado. Meus clientes não bateram em ninguém’, acusou o advogado da dupla.

Hajizade é co-fundador do movimento juvenil OL e Mili é co-fundador do canal online AN Network. Ambos são filhos de ativistas da oposição e estão no centro de um círculo crescente de jovens que usam a internet, por meio de ferramentas sociais como Facebook, Twitter e YouTube, para criticar as autoridades do Azerbaijão.

O país não é o único da ex-República Soviética a ser criticado pelas restrições à rede. Uma nova lei no Cazaquistão permite o fechamento de um site por três meses, se for considerado que foi intencionalmente publicada alguma informação ‘ilegal’. Informações da AFP [2/9/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem