Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

IMPRENSA EM QUESTãO > ÁTOMOS & BITS

Internet supera jornais como fonte de notícias

Por Mauricio Stycer em 06/01/2009 na edição 519

Uma pesquisa do Pew Research Center for the People and the Press, um instituto especializado em estudos sobre mídia, indica que a internet superou os jornais como principal fonte de noticias para os americanos em 2008. Em resposta à pergunta ‘onde você obteve a maioria das notícias nacionais e internacionais’, 40% dos entrevistados apontaram a web contra 35% dos que indicaram a mídia impressa.


Foram entrevistadas 1.489 pessoas, que podiam nomear mais de uma mídia na resposta. O resultado, lembra o New York Times, não representa um declínio da popularidade dos jornais – que cresceram um ponto percentual em relação à pesquisa de 2007. O que chama a atenção foi o salto dos que indicaram a internet como a sua fonte primária de notícias – de 24%, em 2007, para os atuais 40% dos entrevistados.


Recursos interativos


A televisão, com 70%, ainda é a principal fonte de notícias nacionais e internacionais. Mas, para os entrevistados com idades entre 18 e 29 anos, internet e tevê já rivalizam como a principal maneira de se informar: 59% dos entrevistados nessa faixa etária afirmam que encontram na web a maior parte das notícias que os interessam, mesmo percentual dos que citam a tevê. Na pesquisa anterior, em setembro de 2007, o resultado foi bem diferente nesta faixa etária: 68% citaram a televisão contra 34% que mencionaram a internet.


Um diretor do Pew Center, ouvido pelo jornal, credita o resultado da pesquisa à eleição presidencial. ‘As pessoas normalmente não querem a visão geral de uma eleição. Querem seguir o seu candidato, selecionando e escolhendo o que querem ver de uma forma que a mídia mainstream não permite’, diz Michael Domock.


Na visão de Domock, a cobertura política funciona bem com recursos interativos, como pesquisas promovidas pela internet e comentários, enquanto, diz ele, ‘a guerra no Iraque é um assunto bem contado por jornais e televisões’.

******

Jornalista, colunista do iG

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem