Sábado, 17 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Internet será canal entre público e ombudsman

Por Envolverde em 29/07/2008 na edição 496

Na segunda-feira (28/7), a TV Cultura passa a utilizar a internet para aproximar ainda mais a emissora de seus telespectadores. A partir desta data, o jornalista Ernesto Rodrigues estará ‘conectado’ na programação do canal. Ele será o novo ombudsman da TV Cultura. O crítico contará com uma coluna semanal no site e fará atualizações diárias com comentários sobre a programação da emissora. Numa próxima fase a coluna virtual do ombudsman ganhará as telas com espaço na programação da TV.

Rodrigues será o representante do público e terá a missão de avaliar os conteúdos transmitidos pela TV Cultura. ‘Defenderei uma programação que tenha qualidade, diversidade e integridade cultural e editorial. Também terei a preocupação de ajudar para que o conteúdo da TV Cultura alcance, cada vez mais, um número maior de telespectadores’, explica Rodrigues.

Em sua missão de avaliar os conteúdos transmitidos pela emissora, Rodrigues levará em conta os seguintes parâmetros: Relevância para o exercício da cidadania; importância cultural e artística; credibilidade e interesse público das informações; equilíbrio e independência jornalística; potencial de entretenimento; utilidade comunitária; virtuosismo técnico; e adequação dos formatos à linguagem de televisão aberta.

O jornalista Ernesto Rodrigues, que já passou por diversos veículos de comunicação, incluindo Rede Globo, Veja, IstoÉ e O Globo, assume o cargo na emissora, que será a única a ter um profissional representante dos telespectadores. ‘A TV Cultura quer ouvir seu público. O novo ombudsman servirá de porta-voz e também terá a missão de garantir, do ponto de vista do telespectador, o cumprimento dos estatutos da Fundação Padre Anchieta’, enfatiza Paulo Markun, presidente da instituição mantenedora da Rádio e TV Cultura.

Anteriormente, a emissora teve como ombudsman o jornalista Osvaldo Martins, entre 2004 e 2006.

***

Depois de dois anos, TV Cultura tem novo ombudsman

Laura Mattos # copyright Folha de S. Paulo, 23/7/2008

A TV Cultura voltará a ter um ombudsman, a partir da próxima segunda, dois anos depois da saída de Osvaldo Martins, que deixou o cargo após fazer duras críticas públicas ao canal.

O jornalista Ernesto Rodrigues, 54, que assume a função, disse ontem à Folha que foi contratado para avaliar apenas a programação noturna, para adultos, e não os infantis, carro-chefe da Cultura. ‘Eu sou jornalista, não tenho formação nem competência para falar dos infantis’, disse.

Não vai debater, por exemplo, uma das principais discussões atuais da TV: o projeto de lei para proibir a veiculação de propaganda na programação infantil -tema sobre o qual a TV Cultura, que é pública e exibe anúncios para crianças como as TVs comerciais, ainda não se manifestou. ‘Esse tipo de questão realmente nunca passou pela minha cabeça.’

Rodrigues terá uma coluna semanal no site da emissora (www.tvcultura.com.br), que será atualizada com comentários diários. Ele afirmou que seu contrato, que é de dois anos, prevê a veiculação de um programa do ombudsman na televisão. ‘Isso precisa ser muito bem estudado, porque o ombudsman, que existe para melhorar a qualidade da programação, não pode colocar no ar um programa ruim.’

O jornalista disse que seu principal foco será ‘tornar a emissora realmente pública, no sentido de ter um impacto, de atrair uma faixa da população que hoje está entregue às TVs comerciais, em meio a uma guerra de audiência que nem sempre é bonita’. ‘A classe média pode buscar o que quer nos canais fechados, mas o povão tem que se contentar com as outras TVs abertas’, diz ele, para quem a Cultura é ‘elitizada’.

Rodrigues é formado em jornalismo pela PUC de Belo Horizonte e dá aula na PUC do Rio. Já passou pela Globo, IstoÉ, Veja e pelo Jornal do Brasil.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem