Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > JORNALISMO NAS AMÉRICAS

Investigação jornalística multimídia

Por Dean Graber em 08/12/2009 na edição 567

A recém-criada Unidade de Investigações Jornalísticas do Fórum de Jornalismo Argentino (FOPEA, por suas siglas em espanhol) concluiu o seu primeiro projeto, ‘Sub$ídios da Política‘. A reportagem usa vídeo, texto, documentos e entrevistas para dar conta de milhões de pesos destinados todos os anos pelo Congresso e pelo Governo a fundações e ONGs de assistência social, mas que nem sempre cumprem essa finalidade.

O trabalho revela várias irregularidades no manejo e controle desses fundos públicos. A reportagem está disponível a todos os meios de comunicação de forma gratuita, desde que citem que a investigação foi desenvolvida pela equipe do FOPEA.

Na primeira equipe de investigação estiveram os repórteres Ricardo Mosso e Abel Escudero Zadrayec, com a colaboração de Martín Grosz. Os investigadores trabalharam por dois meses e, além de usar técnicas tradicionais de investigação (tais como fontes documentais, entrevistas e cruzamento de dados), recorreram a pedidos de acesso à informação pública no marco da lei argentina.

Uma segunda equipe começará a trabalhar esta semana e apresentará os resultados no final de janeiro. A unidade de Investigações do FOPEA —que conta com o apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas— é um projeto piloto de seis meses que se prentede expandir no futuro.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem