Terça-feira, 25 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO > HACKERS

Jornalistas expulsos de convenção por espionagem

12/08/2008 na edição 498

Com milhares de hackers na convenção de segurança Black Hat, em Las Vegas, tendo à disposição rede sem fio, um lugar que se poderia imaginar ser seguro era a sala de imprensa – com uma rede de computadores exclusiva. Ledo engano: três jornalistas franceses, da publicação Global Security Magazine, foram expulsos por estarem espionando outros repórteres, informa Jordan Robertson [AP, 8/8/08]. Eles teriam conseguido ter acesso a logins e senhas de repórteres de pelo menos dois veículos – eWeek e CNET News.

Os participantes do evento foram alertados que a rede sem fio poderia estar sendo monitorada por hackers e, sendo assim, algumas informações poderiam ser reproduzidas na Wall of Sheep, fórum criado para criticar profissionais de segurança que não seguem os procedimentos de praxe. No entanto, uma rede exclusiva e separada para repórteres era supostamente protegida desta Wall of Sheep. Ainda assim, muitos jornalistas tomaram precauções extras para não serem monitorados.

O problema é que eles estavam protegidos dos hackers do evento, mas não dos que estavam acessando a mesma rede – ou seja, de outros repórteres. Por isso não foi difícil para os três jornalistas – identificados pelos organizadores como Dominique Jouniot, Marc Brami e Mauro Israel – conectarem a outros computadores da sala de imprensa. A revista é uma das patrocinadoras do evento, mas, devido ao incidente, a parceria de três anos chegou ao fim. ‘A rede estava isolada do resto do público – mas não de um computador de outro da sala de imprensa. Eles tiraram vantagem disto’, disse Dominique Brezinski, diretor técnico do Black Hat.

O trio foi descoberto quando pediu para que as informações capturadas por eles fossem postadas na Wall of Sheep – o que foi recusado. Eles alegaram que isto servia para ‘educar a imprensa’ sobre a importância de enviar dados de maneira segura.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem