Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Mídia mexicana em campanha por transparência

Um grupo de jornalistas anunciou, no encontro anual da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, sigla em espanhol), realizado este ano na Cidade do México de 29/9 a 3/10, que jornais mexicanos irão lançar no ano que vem uma campanha para a adoção de um sistema de governo aberto, com maior acesso à informação. A campanha, chamada de ‘Mexico Abierto’, pedirá às publicações mexicanas e outros meios de comunicação que dediquem uma semana em seus editoriais, artigos e charges, dentre outros, para tratarem da importância de um governo aberto para a sociedade. A semana ‘Mexico Abierto’ ocorrerá paralelamente à ‘Sunshine Week’, que será realizada nos EUA entre os dias 11 e 17 de março do ano que vem.


Censura e falta de confiança


No México, há uma lei de ‘transparência’ em vigor em todo o país desde 2002, que garante o direito de acesso à informação, mas muitos estados adotaram suas próprias leis de liberdade de informação. No entanto, participante da reunião da SIP Gonzalo Leano Reyes, do diário Ocho Columnas, alertou que os estados, em vez de avançarem em direção a uma maior transparência em suas leis locais, estão impondo novas restrições à mídia e aos cidadãos.


Além da censura, as controversas eleições presidenciais afetaram a confiança dos mexicanos, que nunca foi muito forte, nas instituições públicas – o que piora ainda mais a relação do governo com os cidadãos e a mídia. ‘Neste momento crítico na história do México, a lei de transparência, muito utilizada pela imprensa, poderia ser utilizada também para aumentar a confiança pública nas instituições’, observou Alonso Lujambo, presidente da Instituição Federal para Acesso à Informação Pública. ‘Esta é uma ferramenta para jornalistas investigativos terem acesso à informação, porque a confidencialidade é uma das forças mais corrosivas do governo’.


Versão mexicana


A campanha teve ajuda considerável da Sociedade Americana de Editores de Jornais (ASNE, sigla em inglês), que há três anos começou a realizar em nível nacional a ‘Sunshine Week’. A campanha dos EUA teve início na Flórida, após os atentados de 11/9, em um momento em que se pedia mais transparência do governo e um maior acesso às informações.


Segundo a jornalista Rosanna Fuentes-Berain, uma das líderes da ‘México Abierto’, foi a campanha americana que inspirou a mexicana. De acordo com Patrick A. Yack, do Florida Times-Union, a ‘Sunshine Week’ do ano que vem tem planos de envolver um maior número de organizações de mídia em espanhol. Informações de Mark Fitzgerald [Editor & Publisher, 2/10/06].