Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1054
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Mulheres viram maioria no horário nobre dos telejornais

09/09/2009 na edição 554

O horário nobre dos telejornais americanos está virando um espaço cada vez mais feminino. Depois de Katie Couric, que assumiu em 2006 o CBS Evening News, agora chegou a vez de Diane Sawyer substituir o âncora Charles Gibson no World News, da rede ABC. O anúncio foi feito na semana passada, e Diane, que hoje apresenta o Good Morning America, assume a bancada noturna a partir de janeiro. Com a troca, Brian Williams, da NBC, vira minoria: passa a ser o único homem nos principais noticiários das três maiores emissoras dos EUA.


Gibson, que estreou na ABC como repórter, em 1975, nunca esperou ancorar a rede. Uma série de eventos há alguns anos, entretanto, o levou ao posto: com a morte do âncora Peter Jennings, em 2005, Bob Woodruff e Elizabeth Vargas entrariam em seu lugar. Em janeiro de 2006, Woodruff foi gravemente ferido no Iraque; meses depois, Elizabeth descobriu que estava grávida. A cadeira de âncora acabou com Gibson, que agora anuncia sua aposentadoria.


Já Diane, rosto bastante conhecido do público americano, passou mais de 10 anos como co-apresentadora do programa matutino da ABC – em certo momento, Gibson foi seu companheiro à frente do Good Morning America. Segundo a correspondente de TV do New York Times, Alessandra Stanley, Diane soube ser paciente, virtude pouco encontrada na indústria televisiva. Com a morte de Jennings, a veterana jornalista – hoje com 63 anos – não perdeu a pose ou ameaçou trocar de emissora quando a ABC decidiu apostar em Woodruff e Elizabeth, ambos mais novos do que ela, ou quando Gibson acabou escolhido para o cargo. Para o presidente da ABC News, David Westin, ‘esta é a hora de Diane’. Com informações de M. J. Stephey [Time, 14/9/09], Alessandra Stanley [The New York Times, 6/9/09] e Matea Gold [Los Angeles Times, 3/9/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem