Domingo, 22 de Julho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº996
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO > PEQUIM 2008

NBC investe em cobertura online

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 01/07/2008 na edição 492

A rede NBC, detentora exclusiva dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Pequim na TV aberta dos EUA, resolveu investir no poder da internet. Além de 1.400 horas de programação previstas para seus seis canais de TV, a rede terá mais de 2.200 horas de competições olímpicas ao vivo no sítio NBCOlympics.com – uma verdadeira festa para os viciados em Olimpíadas. A página contará ainda com blogs, três mil horas de destaques, resumos diários e análises aprofundadas de especialistas esportivos.

Esta é a primeira vez que a NBC dá tanta atenção ao universo online em um evento esportivo de grande porte. Apesar de ter sido lançado em 2000, nos Jogos de Sydney, o sítio NBC Olympics estampava apenas fotos e informações sobre a programação na TV. Em Atenas, em 2004, eram oferecidos pacotes limitados com os destaques da competição, mas, para ter acesso às imagens, o internauta era obrigado a fornecer um número de cartão de crédito – ainda que nenhum valor fosse debitado do cartão, a audiência sumiu. Nas Olimpíadas de Inverno de Turim, em 2006, a emissora ousou e transmitiu online o jogo final de hóquei.

Papel secundário

Segundo Gary Zenkel, diretor do NBC Olympics, no passado havia o medo de que a programação na internet pudesse afetar a audiência na TV, mas hoje este temor simplesmente não existe. Por garantia, a cobertura no computador terá um papel secundário para não ofuscar a televisiva. Nenhum evento programado para a TV ficará disponível online até seu término, explica Perkins Miller, vice-presidente sênior para mídia digital do NBC Sports. O sítio oferecerá um guia completo com a grade de programação na TV, contagem de medalhas e resultados em tempo real, além de perfis de mais de 10 mil atletas.

A NBC pagou US$ 3,5 bilhões ao Comitê Olímpico Internacional pelos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2000 a 2008 – Sydney, Atenas e Pequim – e dos Jogos de Inverno de Salt Lake City, nos EUA, e Turim, na Itália, em 2002 e 2006. Outras emissoras de TV têm abertura para exibir destaques das competições, mas nenhum vídeo dos eventos olímpicos pode ser mostrado em outro sítio de internet que não no NBC Olympics. A NBC permitiu vídeos das classificações dos atletas para os Jogos em outras páginas, desde que com links para o NBC Olympics e removidos até o dia 7/8, véspera da abertura das Olimpíadas de Pequim. Com informações de David Bauder [AP, 28/6/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem