Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1012
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Nova foto gera polêmica

20/08/2008 na edição 499

A polêmica começou com a seleção olímpica de basquete da Espanha, que tirou uma foto publicitária puxando os olhos, (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=498MON019 gerando polêmica na mídia européia, noticia Talek Harris [AFP, 17/8/08].


Mal a poeira baixou, nova controvérsia: nove atletas, incluindo as tenistas Anabel Medina Garrigues, Carla Suarez Navarro e Nuria Llagostera Vives, tiraram uma foto semelhante, imitando chineses. Anabel desculpou-se e Carla e Nuria reforçaram que não tiveram a intenção de serem racistas, nem de ofenderem os chineses. ‘Fizemos isto porque viemos à China. Não queremos fazer nada de mal aos chineses ou aos asiáticos. Não vimos isto como um gesto racista’, afirmou Anabel. Aparentemente, o gesto não é considerado racista na Espanha.


De acordo com o britânico The Guardian, a foto das tenistas estava postada no sítio da federação de tênis espanhola, com a legenda ‘Estamos preparadas para Pequim’. A fotografia foi retirada do ar e teria sido supostamente tirada em abril, durante a semi-final com a China, em Pequim.


Na Espanha, alguns críticos chegaram a alegar que se trata de uma conspiração para que Madri não seja a cidade escolhida para sediar os Jogos em 2016. Já as autoridades chinesas não comentaram sobre o caso. A porta-voz do Comitê Olímpico Internacional, Giselle Davies, afirmou que a foto da seleção de basquete foi inapropriada, mas que o assunto estava encerrado.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem