Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

NYT e IHT planejam sítio unificado

A New York Times Company anunciou planos de fundir os sítios do International Herald Tribune e do New York Times, em uma tentativa de expandir o alcance global das publicações e atrair anunciantes. No início da semana, executivos dos jornais afirmaram que pretendem criar uma ‘home page internacional’ com as duas marcas para substituir o iht.com, página atual do International Herald Tribune. A New York Times Company assumiu controle total sobre o jornal em 2003, e nos últimos meses vem trabalhando em sua integração com o Times.


Stephen Dunbar-Johnson, publisher do IHT, e Bill Keller, editor-executivo do Times, disseram acreditar que a união dos dois jornais na internet irá gerar um sítio mais poderoso, no sentido de levar o jornalismo da companhia a um público maior e, conseqüentemente, chamar a atenção de mais anunciantes. Os dois executivos anunciaram também uma série de mudanças de gerenciamento com o objetivo de ampliar ainda mais a colaboração entre as publicações. Recentemente, o IHT mudou seu logo na primeira página, inserindo a frase ‘a edição global do New York Times‘. Já foi criado também um posto de editor das edições globais da companhia.


Audiência


Enquanto o iht.com conta com sete milhões de visitantes por mês, o nytimes.com tem uma audiência global de 58 milhões de visitantes, de acordo com a empresa WebTrends, que monitora o tráfego online. Segundo Keller, parte significativa deste público é internacional, ainda que o jornal não tenha criado até hoje seções voltadas a leitores de outros países ou feito campanhas publicitárias do sítio fora dos EUA.


Por agora, é estudado um novo modelo de sítio para o IHT, com sete seções internacionais incluindo cultura, finanças, esportes e viagem. Uma possibilidade do projeto é colocar as marcas dos dois jornais dentro da edição internacional do sítio do Times – os internautas acessariam a mesma página digitando iht.com ou nytimes.com. ‘Precisamos ser ágeis’, diz Dunbar-Johnson, lembrando que é preciso competir mais agressivamente com rivais como o Financial Times e o Wall Street Journal. Informações de Doreen Carvajal [International Herald Tribune, 23/6/08].