Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

IMPRENSA EM QUESTãO > CAOS AÉREO

O apagão `comunicacional´

Por Alberto Dines em 23/07/2007 na edição 442

O apagão não é apenas aéreo, é ‘comunicacional’, é político, operacional e mental. O governo evaporou-se quando deveria fazer-se presente, disse as coisas erradas quando afinal decidiu falar, e pela janela indiscreta do Palácio do Planalto mostrou que os altos escalões da República, além do repertório de gestos chulos, pensam de forma tosca e grosseira.


Não houve invasão de privacidade como alega o assessor presidencial Marco Aurélio Garcia: homens públicos devem comportar-se com decência quando usam os espaços públicos. Com ou sem cortinas levantadas. Este foi o pecado de Bill Clinton quando fez do Salão Oval da Casa Branca uma alcova – ninguém viu, mas todos souberam o que lá fez com Monica Lewinsky.


No arrevesado pedido de desculpas (de certa forma até mais grosseiro do que o gesto que o motivou), o professor Marco Aurélio Garcia investiu novamente contra a mídia. Ora, se ele foi flagrado quando se entusiasmava com uma reportagem da TV Globo, sua acusação contra a imprensa é totalmente infundada, sem consistência.


Esta insistência do governo em fazer da mídia o bode expiatório, só serve para ampliar o tamanho dos seus erros.


Somatório de erros


Quando as autoridades não conseguem oferecer explicações, cabe à imprensa buscá-las. Compreende-se que os veículos de comunicação procurem desenvolver suas hipóteses sobre o que aconteceu em Congonhas, na terça-feira (17/7). Mas é preciso compreender que na engenharia das tragédias as causas, jamais são isoladas. Tudo se entrosa, se reforça e, por isso, são funestas.


A pista efetivamente não atendia às exigências, a falha na reversão da turbina aumentou o deslizamento, o piloto ou co-piloto talvez tenha tomado decisões erradas. Todas as suposições são válidas, sobretudo se forem somadas. A competição neste caso, não esclarece, só serve para tumultuar.


Esqueceram dos vivos


A mídia e as autoridades estão preocupadas com os mortos, mas esqueceram dos vivos. Quando as autoridades e a mídia dizem que não há apagão aéreo, não estão contando a verdade. Os controladores continuam fazendo a sua ‘operação tartaruga’ e os vôos não estão seguindo.


No domingo (22/7) à noite houve em Congonhas uma série de interrupções em vôos por determinação dos controladores. Eu próprio fui testemunha e vítima de um apagão determinado pelos controladores – que, às 11 horas da noite, com passageiros na pista, embarcados já há algum tempo, não puderam prosseguir viagem para o Rio de Janeiro.


Congonhas fechava com tempo perfeito, ainda aberto; Santos Dumont fechava; e, seguida, Tom Jobim/Galeão também fechou; com passageiros na pista e autorizados para embarcar. Portanto, está acontecendo alguma coisa.


A mídia está muito preocupada em reproduzir as estatísticas da Infraero e as estatísticas da Infraero não são verazes. Os aviões não estão seguindo. No meu avião, que deveria levantar às 21h30 para o Rio, havia passageiros que estavam o dia inteiro à espera daquele vôo. Portanto, alguma coisa está acontecendo e a verdade não está aparecendo – ou por causa dessas fontes, das autoridades, ou porque a mídia só vai atrás das estatísticas da Infraero.

Todos os comentários

  1. Comentou em 21/01/2009 Jairo Francisco de Moraes Junior

    São Carlos, 21 de janeiro de 2009.

    Senhores, vocês me poderiam dizer quais músicas irão compor a trilha sonora ( nacional ) da novela?
    Cordialmente.

    Jairo Junior

  2. Comentou em 26/07/2007 Cid Elias

    Roberto, o senhor que é empreiteiro é que deveria saber onde eles estão. Como dizemos no Ceará sobre empreiteiros:’peeense nuns cabras sérios’!Paulinha, por obséquio, daria para lacrar sua torneira de baboseiras? O Senador Eduardo Azeredo não era ‘apenas um líder’ ó magnânima desconhecedora dos fatos(se o faz por inépcia ou por falta de vergonha na cara, eu não descobri ainda). Compreendo que a viseira te impede de preceber as verdades…mesmo assim vou lhe ajudar, vou esclarecer e tentar que ‘pegue no tranco’, tentar fazer teu cérebro funcionar novamente: o Senador Eduardo Azeredo-psdb-mg na época que inventou e se esbaldou na careca do Valério, era o Presidente Nacional do PSDB! Entendeu ou quer que desenhe? E toda cúpula do tucanato está envolvida com o valerioduto, ou então fazem parte da já declarada, após perícia, autêntica lista de furnas, TODOS! Entendeu ou quer que desenhe? Tome tento, ‘sem profissão’ é duro ter razão.

  3. Comentou em 25/07/2007 Sergio Claudio

    Sra Paula, só lembrando: Macaé é uma cidade do Rio de Janeiro, o meu nome é Sergio. Vê-se que você recebe bastante informações, só está faltando, talvez, aprofundar-se mais e unir os pontos, montar o quebra-cabeça. O impeachment que ocorreu em nossa história recente foi mais grave que o dito ‘mensalão’ pois envolveu diretamente a figura do chefe da nação. Com relação ao mensalão, sugiro que você pesquise mais sobre o assunto e entenda melhor como o sistema de financiamento de campanhas funciona para todos os partidos, aí, talvez, a senhora passe a defender uma das bandeiras da esquerda e que a direita não aceita de nenhuma forma, o financiamento público de campanhas. Um grande abraço.

  4. Comentou em 25/07/2007 Sergio Claudio

    Sra Paula, só lembrando: Macaé é uma cidade do Rio de Janeiro, o meu nome é Sergio. Vê-se que você recebe bastante informações, só está faltando, talvez, aprofundar-se mais e unir os pontos, montar o quebra-cabeça. O impeachment que ocorreu em nossa história recente foi mais grave que o dito ‘mensalão’ pois envolveu diretamente a figura do chefe da nação. Com relação ao mensalão, sugiro que você pesquise mais sobre o assunto e entenda melhor como o sistema de financiamento de campanhas funciona para todos os partidos, aí, talvez, a senhora passe a defender uma das bandeiras da esquerda e que a direita não aceita de nenhuma forma, o financiamento público de campanhas. Um grande abraço.

  5. Comentou em 25/07/2007 Cid Elias

    Engraçado, apareceu um Neymar Amaral Amaral aí embaixo, se dizendo Controlador de Tráfego Aéreo do RJ, falando maravilhas da categoria, que não fazem nada de errado, praticamente clones do São Francisco de Assis, tamanha pureza. Em compensação o resto ninguém presta, começando pelo governo e demais orgãos, onde diz só ter ‘sórdidos’…Fui checar quem é o experiente controlador. Não consegui nenhuma informação, tanto na uébi como nos aeroportos do Rio. Será que é um controlador que não ‘sabota’ o sistema mas sabota o nome? Ou está de ‘sobreaviso’, convocado pra descer a lenha? Estranho…se fui eu que não soube procurar, desculpas antecipadas.

  6. Comentou em 24/07/2007 neymar amaral amaral

    não existe ‘operação padrão’, feita pelos controladores, o governo, a Infraero, a ANAC e o comando da aeronáutica tentaram colocar na mídia esta imagem do controlador para desviar a atenção de suas falhas administrativas e incompetências para gerirem o tráfego aéreo num todo. Quando os controladores determinam um atraso na aviação podem estar certos de que é porque já estão no limite operacional e depois disto estariam colocando em risco a vida dos passageiros e tripulantes, não existe, em hipótese alguma, a possibilidade de um controlador estar fazendo sabotagem, isto não existe, somos profissionais e temos familiares e até mesmo alguns de nós voando, como pilotos ou passageiros. O governo de uma forma geral ( Governo,Anac,Infraero, Aeronáutica ) quando alega que está preocupado se estariamos sabotando está realidade procurando um culpado para incobrir seus erros e com isto jogando a opinião pública e a mídia contra uma classe que só apanhou sem o direito de responder ou por incopetência de alguns líderes ou porque outros foram calados como nos antigos calabouços da ditadura. Tenho 33 anos de serviço, na obscuridade de minha profissão vi muita coisa acontecer sem ser noticiado pela mídia, quantos erros se passaram, mas agora com a divulgação de tantas falhas, vejo o quão sórdido é o SISTEMA como ele ataca para poder continuar a usufruir do que é nosso , do nosso povo.

  7. Comentou em 24/07/2007 Marcio Mendes

    http://www.novojornal.com.br/politica_noticia.php?codigo_noticia=1519

    23/01/2007, 14:37 – Ex-presidente da Globo assume a Light

    Governador de Minas, Aécio Neves, paga US$ 269 milhões de dívidas da Rede Globo de Televisão na compra da Light .

    Aécio Neves montou “esquema” na Light

  8. Comentou em 24/07/2007 Fernando Moreno

    A mídia brasileira, infelizmente, na sua grande maioria, é sim opositora e tenta desqualificar e derrubar o governo Lula a qualquer custo. A notícia da tragédia ocorrida com o avião da TAM virou tema político e a oposição, antes de qualquer investigação ligou o acidente com o que ela chama de crise aérea. Não se falta na econcomia, que vem crescendo sustentadamente. Não se fala nas milhares de famílias que estão vivendo muito melhores agora, como jamais tinha acontecido em nosso país. Omite-se as notícias boas do governo federal para simplesmente dizerem que nada foi feito até agora. Fala-se de corrupção, como se ela fosse algo do atual governo. Nada se publica a respeito das milhares de irregularidades apontadas pelo TCE de São Paulo em gestões tucanas. Se um Deputado ou Senador de partido que forma a base política do Governo para poder aprovar as leis que irão modernizar o país é envolvido em alguma atividade ilícita, os noticiários logo o ligam a Lula, como se o Presdiente é que tivesse cometido ato ilícito. Enfim, a mídia brasileira tenta a todo custo tirar um Presidente legitimamente eleito, só não sabemos o porquê desta tão desenfreada tentativa de golpe. Isso é muito ruim para o país e urge que se tome providências contra notícias que não informam, mas tendem a confundir cada dia mais a opinião pública. Não pegou nas últimas eleições e não vai pegar de novo.

  9. Comentou em 24/07/2007 julio thomaz

    não obstante o respeito que eu tenho pelo qualidade do seu trabalho, permita-me um desabafo: credo em cruz, quanta irresponsabilidade na mídia. e me pareçe que aqui se repete o que todas as noites se ve no jn e afins…imaginem!!! um safado bem pago ( ou nem isso) filma escondido uma cena privada ( e tanto faz se o marco aurelio ta num banheiro publico ou no palácio) e isso vai pro ar na mesma noite. definitivamente a imprensa é paranóica e irresponsável. nem vou falar em golpismo pra não ser óbvio demais. é bem capaz de forjarem a imagem de um barbudo qualquer entupindo a canaleta de agua da pista de congonhas e a globo/cbn/estadão/folha/dimes/record/sbt/veja/etc dar na manchete que foi o lula. eu acredito nisso. tud é possível daqui pra frente.

  10. Comentou em 24/07/2007 jose carlos lima

    Dines, este seu texto bastante injusto contra Lula foi dito em alto e bom som na CBN, como se sabe de grande audiência. Como se sabe também, na CBN não existe o contraditório e sim uma versão apenas, a versão anti-Lula e a favor de Serra. Já que o OI se diz democrático o correto seria vecular no mesmo espaço, ou seja, na CBN, estes nossos comentários. Vai ver que a propalada democracia só existe nos espaços de pequena audiência, como o OI e, jamais na CBN, Globo, Veja, Folha, Estadão….Me engana que eu gosto!

  11. Comentou em 24/07/2007 jose carlos lima

    E se o governo Lula estivesse ruim para o povo? Isso não está, pelo contrário, o Brasil está bem melhor para os pobres, arremediados e inclusive para os ricos que, face ao aumento do poder de consumo ficaram mais ricos. Se o Brasil estava não estivesse bem, estaria pegando fogo. Apesar da insistente campanha da mídia, o povo não deixa de apoiar Lula, ao contrário de Serra que, diante de uma simples notícia ruim de greve estudantil ficou com a imagem arranhada para desespero do imprensalão que faz de tudo para elegê-lo presidente em 2010. Enfim, Lula só ainda não caiu porque tem o apoio do povo. Apoio que o imprensalão tenta, durante as 24 horas do dia, minar. O comportamento da mídia aqui é repetido na Venezuela contra Chavez, na Bolívia contra Morales…É a velha e conhecida tática dos manda-chuvas: nós somos poucos mas somos poderesos, somos a elite branca, temos muita grana e, portanto, o poder. A maioria deste pais, os pobres, que se danem. Queremos o poder de volta.

  12. Comentou em 23/07/2007 Cid Elias

    A Senhora Hage está em estado de comoção, pela morte do painho que tanto se preocupou com os baianos…A Lic. em História, além de expert em chavões e clichês imprensalísticos, me parece que também tem o dom da adivinhação, ou seja, se trata de uma excelente Pitonisa. Já sabe quem é o culpado, ou melhor, tem certeza absoluta de quem os monstros do governo irão culpar, estes enganadores do povo brasileiro! Ela não é mesmo uma gracinha, gente? Como diria minha vó, em boca fechada não entra mosca.

  13. Comentou em 23/07/2007 Diana Hage

    Parabéns Sr. Dines , o governo querendo ou não é o co-respónsavel pelo caos que esta acontecendo no Brasil .Não podem culpar o governo anterior já que estão no poder com bastante tempo para solucionar o problema.
    A falta de transparencia prejudica o jornalismo, o governo fez-se de morto até sexta-feira depois do acidente, quando finalmente o presidente chefe da nação ,resolveu falar, diga-se de passagem só depois de achar que o ‘governo não tinha culpa
    ‘O ministro da defesa sumiu!A sensação é de total descaso com vidas humanas acrecido do escárnio do Sr Meireles A conclusão que cheguei é que a culpa será do piloto morto e os responsáveis não seram punidos e nós pobres mortais ficaremos na espectativa de quem serão os próximos a morrer num acidente aéreo.
    Que Deus nos ajude, esse nunca falha!

  14. Comentou em 23/07/2007 Diana Hage

    Parabéns Sr. Dines , o governo querendo ou não é o co-respónsavel pelo caos que esta acontecendo no Brasil .Não podem culpar o governo anterior já que estão no poder com bastante tempo para solucionar o problema.
    A falta de transparencia prejudica o jornalismo, o governo fez-se de morto até sexta-feira depois do acidente, quando finalmente o presidente chefe da nação ,resolveu falar, diga-se de passagem só depois de achar que o ‘governo não tinha culpa
    ‘O ministro da defesa sumiu!A sensação é de total descaso com vidas humanas acrecido do escárnio do Sr Meireles A conclusão que cheguei é que a culpa será do piloto morto e os responsáveis não seram punidos e nós pobres mortais ficaremos na espectativa de quem serão os próximos a morrer num acidente aéreo.
    Que Deus nos ajude, esse nunca falha!

  15. Comentou em 23/07/2007 Rogério Becattini

    O Sr Garcia, funcionário público, estava em um prédio público, assistindo um televisão paga com dinheiro público, com as cortinas públicas abertas e com a luz pública acesa.
    Ponto para o cinegrafista. Eu quero saber como os funcionários públicos, principalmente do primeiro escalão, se comportam, especialmente nos momentos de grande comoção nacional.

  16. Comentou em 23/07/2007 Kleber Carvalho

    Perguntas a serem feitas…com necessidade de respostas

    Será que o Jornal Nacional teria coragem de fazer estas perguntas ao Alckmin?
    Se esta mensagem circular de maneira vigorosa, o Jornal Nacional vai ter que enfrentar o Alckmin e perguntar aquilo que todos nós queremos saber. Queremos que A REDE GLOBO( Bonner e Fátima) façam as perguntas ao Alckmin.
    1) O senhor que promete um banho de ética, não percebeu que sua filha trabalhava com a maior quadrilha de contrabandistas de roupas, a Daslú?

    2) O Senhor não percebeu que sua esposa recebeu 400 vestidos de luxo, em troca sabe-se lá de que, e depois, sem jeito, ela declarou que havia doado para instituições de caridade, o que foi negado pela instituição?

    3) O senhor ao assumir o segundo mandato, afirmava que a segurança pública era o maior problema do Estado. Porque menosprezou o PCC, e permitiu que a população vivesse dias de pânico com os ataques?

    4) O que o senhor acha a respeito dos secretários do seu Governo negociarem com bandidos durante os ataques?

    5) Enquanto Governador, por que a bancada de seu partido não permitiu a criação de nenhuma CPI, o senhor não acha que as CPIS são importantes?

    Dines os leitores do OI não são vacas de presépio, respeite-os por gentileza, escreva algo sobre as falcatruas do PSDB no des(governo) de S. Paulo.

  17. Comentou em 23/07/2007 Renato Silva

    Palavras de Dines: ‘Se depender deste Observador, não ao apagão.
    A alternativa está nas mãos da própria mídia: usar o seu formidável poder de arregimentação para convencer cada cidadão a cortar o seu próprio consumo. Sem multas ou prêmios. Com metas individuais.
    A solução para uma crise não deve sugerir o caos mas apoiar-se nas possibilidades da ordem.’ (Dines sobre o apagão…. do fhc). É bem interessante ver as edições anteriores do Observatório.

  18. Comentou em 23/07/2007 Renato Silva

    Palavras de Dines: ‘Se depender deste Observador, não ao apagão.
    A alternativa está nas mãos da própria mídia: usar o seu formidável poder de arregimentação para convencer cada cidadão a cortar o seu próprio consumo. Sem multas ou prêmios. Com metas individuais.
    A solução para uma crise não deve sugerir o caos mas apoiar-se nas possibilidades da ordem.’ (Dines sobre o apagão…. do fhc). É bem interessante ver as edições anteriores do Observatório.

  19. Comentou em 23/07/2007 Luiz Souza

    Caro Dines,

    É claro que voce está errado,sendo implicante. Onde já se viu , falar que está tendo apagão aéreo, mesmos estas vítimas eu acho que é tudo invenção da Globo e da Veja. Tudo para atrapalhar o Pan. É claro que estão tramando um golpe.

  20. Comentou em 23/07/2007 Humberto Pereira

    Quero deixar aqui registrado o meu TOP-TOP para essa midia podre e golpista. Tambem quero registrar a a minha solidariedade com o Marco Aurelio Garcia, que ficou indignado com o diluvio de propaganda e exortacoes golpistas. O pior e que tem muita gente que costumava ser referencia profissional e democratica para os jornalistas e os leitores de jornais que estao aderindo ativamente ao golpe de estado em marcha. Uma pena.

  21. Comentou em 23/07/2007 adriana resende

    Quando Bush um gesto apontando um dedo indicar que aqui no Brasil significa ‘vai dar o c..’ não houve tanta celeuma. A mídia está sempre dando um jeitinho de humilhar Lula.

  22. Comentou em 23/07/2007 Miguel Álvares Cardoso Cardoso

    O governo não pode, de afogadilho, oferecer explicações extemporâneas de uma catásrofe dessa importância, sem que tenha elementos basilares e formais para tanto. A não ser que queira incorrer no risco e no erro da irresponsabilidade. A imprensa, pode, pois são tantas e variadas as explicações, as hipóteses, as ilações, os relatórios, as suposições, que umas sobrepõem às outras, e nada acontece aos ‘especialistas da imprensa’. Não há responsabilidade para eles, estão no seu papel. Por que não aguardar o final das inavestigações em curso, as análises que os órgãos governamentais mandaram fazer por entidades internacionais e insuspeitas? O Governo errou, sim, quando recusou a punir um bando de aloprados e irresponsáveis que boicotaram um serviço tão essencial à população. Os ‘defeitos’ nos equipamentos de terra, até hoje não ficaram devidamente esclarecidos e que só aconteceram, justamente, nos momentos de conturbação política-administrativa.

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem