Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

IMPRENSA EM QUESTãO > PESQUISA CDN

O desenho da mídia

Por Luís Nassif em 29/03/2011 na edição 635

A pesquisa da CDN sobre os hábitos de leituras dos executivos brasileiros
consolida percepções já antigas sobre o tema. Considere-se que os executivos
eram o público preferencial dos jornais, provavelmente os mais habituados às
colunas dos jornais – daí, talvez, a preferência por blogs. Considere-se também
que, pela pesquisa, continuam sendo majoritariamente leitores de jornais.


A pesquisa comprova algumas análises que já publiquei aqui e acrescenta
ingredientes novos à discussão midiática. Tempos atrás escrevi que, dos grupos
da velha mídia, sobreviveriam as Organizações Globo e a Folha, através da
UOL; que o Estadão era um grupo à venda; e que a Abril não conseguiria se
colocar nesse novo mundo virtual. Como a blogosfera é um universo múltiplo,
distribuído, obviamente não dá para tratar da mesma maneira que um portal ou um
jornal. É um grande bolo, mas dividido por milhares de blogs. E muitos desses
blogs estão ancorados em portais jornalísticos.


Abril perdeu o barco lá atrás


Na pesquisa, alguns pontos chamam a atenção:


1. O predomínio dos portais variados sobre os portais
exclusivamente jornalísticos. UOL (42%) e Terra (36%) se destacam, vindo, a
seguir, o iG (19%), acima do G1 (17%), mesmo este contando com o aparato de
vídeo das Organizações Globo. Até a era Caio Túlio, o iG encostava no Terra na
disputa pelo segundo lugar, mas por audiência total. Como a pesquisa, agora, é
com executivos atrás de notícias, não sei se reflete a audiência total dos
portais.


2. A pesquisa consagra a visão pioneira de Luiz Frias, quando
convenceu o pai a apostar na UOL. A consolidação se deu em cima de uma série de
operações habilidosas, da compra da parte da Abril à associação com a Portugal
Telecom, a maneira como resolveu seus problemas com o ICMS paulista e a operação
de IPO conduzida pelo Banco Pactual, o desenvolvimento de tecnologia própria. Em
meio ao terremoto da última década, manteve o barco à tona e consolidou a
posição de liderança. Ele e Rodrigo Mesquita, do Estadão, são os
herdeiros que melhor entenderam os novos tempos.


3. Um capítulo curioso é o caso Nizan Guanaes. Quando lançou o iG,
escrevi algumas vezes que o modelo de negócios (em cima da internet gratuita)
não se sustentaria porque baseado em uma distorção – o pagamento pelas teles aos
portais que redirecionassem o tráfego para elas. De fato, não se sustentou. Mas
Nizan estava certo em apostar em um modelo que dependesse de publicidade.
Acontece que o iG surgiu muito antes da publicidade chegar maciçamente à
internet. Foi salvo por manobras envolvendo controladores e sócios, mas se
consolidou no terceiro lugar. Roberto Campos tinha uma maneira de definir erros
estratégicos: quando se começa muito depois ou quando se começa muito antes.
Nizan viu. O problema é que foi muito antes.


4. Chama atenção a total inexpressividade do Portal do Estadão –
que não aparece sequer na pesquisa. Já a Agência Estado, tem a leitura de apenas
2% dos executivos, justamente seu público-alvo. O grupo jogou tudo no portal. É
dos mais completos, com melhor conteúdo. Mas perdeu-se provavelmente na
organização do conteúdo, que acabou reproduzindo, em um espaço que deveria ser
organizado e hierarquizado, a própria desorganização e horizontalização da
internet. Sequer há separações claras sobre a ordem cronológica de entrada das
notícias no portal. Não há uma porta de entrada simplificada, que permita
visualizar todo o conteúdo. A própria versão online da Folha impressa,
simplesinha, sem nenhuma firula, permite com dois cliques saber de todo conteúdo
do jornal. No Estadão, é impossível.


5. Apesar do pesado investimento no seu portal, Veja sequer
aparece com 1% de indicações. A Abril perdeu o barco lá atrás, quando se desfez
da BOL e, depois, da TVA. Está fora do jogo.


6. Com pouco tempo no ar, o R7 – embora ainda em pequenos 3% –
suplantou a Agência Estado junto ao público-alvo da Agência.


7. Embora o jornal tenha passado por uma crise que quase liquidou
com sua circulação, o site de O Dia ainda tem 2% de audiência dos
executivos. Aliás, foi dos pioneiros, com alta qualidade inicial. Infelizmente,
a morte do Ary Carvalho interrompeu o planejamento para dar o upgrade ao
jornal.


O caso Estadão


É curiosa a saga do Estadão.


Quando começou a era da informação online, foi dos primeiros a entender os
novos tempos. Está certo que à custa do pioneiro Dinheiro Vivo, que foi a
primeira empresa a lançar serviços online. Na época, Rodrigo Mesquita convenceu
a família a comprar o sistema de transmissão da Broadcast e contratou
praticamente toda a minha equipe. Depois disso, fez um trabalho de gente grande
na consolidação da Agência. Quando sobreveio a crise do grupo, as disputas
internas acabaram levando de roldão todos os membros da família que trabalhavam
na empresa. E com isso o grupo perdeu sua cabeça estratégica.


Como o único setor dinâmico do grupo era a Agência, na impossibilidade de
manter Rodrigo o Conselho decidiu promover seu segundo homem, Sandro Vaia. Só
que Sandro tinha funções operacionais. Nunca foi estrategista dos novos tempos,
nem chefe de redação dos velhos tempos. Depois, resolveu trazer alguém de fora,
Ricardo Gandour, com carreira bem sucedida no Publifolha. Em vez de colocá-lo
para tocar novos negócios, como um publisher clássico, conferiu-se a ele
a direção de conteúdo de todo o grupo. E seu perfil não é de jornalista de
redação.


Com isso, o jornal entrou na fase de maior ebulição da mídia brasileira, com
o terremoto editorial acabando com a estratificação de leitura, sem um desenho
claro de conteúdo. A linha política foi mantida pela tradição da família
Mesquita e da marca Estadão. Mas Gandour trouxe para dentro do jornal o
vezo da Opus Dei (essa informação é de colegas ligados à própria família
Mesquita, não de críticos do jornal), de instrumentalizar a cobertura. Manipulou
manchetes, criou falsos escândalos, repercutiu as maluquices da Veja,
cometeu ataques contra colegas e entrou no pool de mídia que se formou a
partir de 2005. E, com isso, perdeu a oportunidade de firmar o jornal como
alternativa de informação objetiva – embora ainda seja jornalisticamente o mais
sólido dos veículos da velha mídia.


Agora, o Estadão está no seguinte dilema.


O jornalão está zero a zero – não gera mais lucros para financiar as novas
plataformas; a rádio é superavitária, mas de pequena expressão (embora o
movimento de associação à ESPN seja promissor); e a Agência Estado continua
sendo a parte mais rentável.


Mas a grande aposta, o portal, não vingou.

******

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