Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O papel e o digital na encruzilhada

 

A busca por um novo modelo de negócios”, um estudo publicado na segunda-feira (5/3) pelo Projeto de Excelência em Jornalismo do Pew Research Center, sobre a tendência das receitas nos jornais americanos mostra que enquanto as vendas de anúncios nos impressos caíram uma média de 9% durante o último ano, os ingressos com publicidade digital cresceram 19%. Em outras palavras, para cada dólar recebido com publicidade digital, sete são perdidos em publicidade impressa.

Assim, apesar da promessa da publicidade digital, o documento sugere que as receitas com publicidade online não estão compensando as perdas do impresso, e que “a inércia cultural é um fator importante”, já que a maioria dos jornais não estão apenas priorizando as vendas de anúncios digitais. Como muitos executivos de jornais pesquisados ??observaram no relatório, é difícil mudar o foco para o lado digital, especialmente quando as vendas no impresso ainda compreendem 92% do total de receita publicitária.

A pesquisa realizada durante 16 meses examinou informação financeira privada de 38 jornais americanos e incluiu entrevistas com 13 executivos de companhias donas de 330 jornais no total, explicou a agência de notícias AFP.

Baseada no estudo, a cadeia de rádio pública dos Estados Unidos (NPR) destacou quatro “estratégias vencedoras” para ajudar os periódicos a “ter lucros no mundo digital”: “aproveitar o boom”, “diversificar a publicidade digital”, “ser criativo” e “acabar com as guerras de cultura corporativa nas salas de redação”.

Novas fontes

Ao prever o futuro dos jornais daqui a cinco anos, os executivos entrevistados disseram que os jornais continuarão a ser impressos e distribuídos, só que com menos frequência, talvez apenas aos domingos. Os jornais também continuarão a se “diluir” conforme as redações forem diminuindo.

Outras descobertas notáveis ??do relatório mostram:

** Há cerca de 1.350 jornais em inglês que sobrevivem nos Estados Unidos, dos cerca de 1.400 que havia cinco anos antes. A maioria tem uma tiragem inferior aos 25.000 exemplares.

** Só 40% dos jornais pesquisados dizem que a publicidade segmentada é uma parte importante de seus esforços em vendas.

** A publicidade em dispositivos móveis constituiu apenas 1% dos lucros digitais em 2011.

** Menos da metade dos jornais (44%) informaram que estão tratando de desenvolver fontes de renda não tradicionais, tais como a organização de eventos, consultorias ou vendas de produtos e novos negócios.