Domingo, 13 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1058
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Obama e Clinton homenageiam jornalista em Nova York

09/09/2009 na edição 554

Centenas de amigos, parentes e ex-colegas de Walter Cronkite se reuniram no Lincoln Center, em Nova York, nesta quarta-feira [9/9], para homenagear um dos mais emblemáticos telejornalistas dos EUA. Cronkite, que por duas décadas apresentou para cerca de 20 milhões de telespectadores por noite o noticiário da rede de TV CBS, morreu em julho, aos 92 anos, vítima de uma doença cerebrovascular. O presidente Barack Obama e o ex-presidente Bill Clinton discursaram para a platéia no memorial.


Figuras do alto escalão das três grandes redes americanas estiveram presentes à cerimônia. ‘Eu ouso dizer que não há uma pessoa nesta sala, nesta profissão, que não tenha sido inspirada por Walter Cronkite, de alguma maneira, a entrar para a mídia’, afirmou Leslie Moonves, executivo-chefe da CBS Corporation. Tom Brokaw, ex-âncora do telejornal Nightly News, da NBC, completou que, ‘de muitas formas, Walter era um pai para nós’. Para Sean McManus, presidente da CBS News, o status de Cronkite como âncora do CBS Evening News, cargo que ocupou de 1962 a 1981, não é algo que possa ser repetido.


O jornalista, que narrou alguns dos mais marcantes eventos do século 20, como a chegada do homem à Lua e o assassinato do presidente americano John F. Kennedy, chegou a ser classificado em pesquisas de opinião como ‘o homem mais confiável da América’. Em seu discurso, Bill Clinton afirmou que o público confiava em Cronkite porque ele tinha ‘uma mente curiosa, um coração generoso e uma diligente devoção aos fatos’. Já Barack Obama ressaltou que o jornalista era ‘uma voz de certeza em um mundo que estava se tornando cada vez mais incerto’. Informações de Brian Stelter [The New York Times, 9/9/09] e da UPI [9/9/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem