Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

IMPRENSA EM QUESTãO > VIOLAÇÃO DE DECÊNCIA

Ofcom multa MTV por conteúdo ofensivo

05/06/2008 na edição 488

O Office of Communications (Ofcom), órgão que regulamenta as comunicações no Reino Unido, multou a MTV Europa em US$ 450 mil por colocar no ar ‘material altamente ofensivo’ em horário anterior ao que permite a exibição de conteúdo adulto. O Ofcom recebeu diversas reclamações sobre vídeos exibidos nos canais MTV França, MTV Reino Unido, MTV Hits e TMF, todos da MTV Europa.


Segundo o órgão, as queixas dizem respeito a um videoclipe do músico Aphex Twin com palavrões, exibido antes das nove da noite em junho de 2006, e a um anúncio do reality show Totally Jodie Marsh, exibido durante o dia em sete ocasiões em julho de 2007. O comercial do programa, protagonizado por uma modelo inglesa, também usava linguagem ofensiva. Entre setembro e outubro de 2006, a MTV Reino Unido exibiu outros programas com palavrões.


Violação de normas


Em alguns casos, a MTV quebrou as normas de conteúdo ‘repetidas vezes’. ‘A Ofcom concluiu que o material não se justificou pelo contexto das transmissões, aparentemente mais voltadas às crianças, que devem ser protegidas de linguagem ofensiva e material deste tipo’, declarou o órgão, concluindo que a multa deveria ‘ser suficientemente alta para evitar futuras violações de conduta’.


A MTV informou que vem tomando ações para evitar quebra nas normas de conduta desde o ano passado. ‘Isto inclui reforçar nossos procedimentos em relação às transmissões antes do horário adulto, rever a programação em arquivo da MTV e aumentar o número de equipe encarregada de acompanhar o cumprimento da regras’, afirmou um porta-voz da emissora. Informações de Mark Sweney [The Guardian, 4/6/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem