Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº950

IMPRENSA EM QUESTãO > O jornalismo dialógico como reação ao fake news.

As várias faces da pós-verdade

04/07/2017 na edição 948

A edição mais recente da revista acadêmica “Culturas Digitais” da Universidade Federal da Paraíba traz, entre vários outros textos, o artigo “Multiparcialidade, dialogia e cultura participativa como reação à pós-verdade: uma abordagem discursiva sobre o jornalismo”, de Pedro Varoni e Francisco Rolfsen Belda. O artigo resulta de um trabalho apresentado  no Grupo de Estudos do Jornalismo durante a Compós- Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social realizado no início de junho na Faculdade Casper Líbero , em São Paulo.

O trabalho analisa a forma como as dinâmicas das redes sociais têm redefinido práticas jornalísticas, levando à percepção de uma crise em noções como objetividade e imparcialidade.

A discussão sobre pós-verdade durante as eleições norte-americanas de 2016 é um sintoma de demandas sociais pela responsabilidade de atores midiáticos em relação às informações divulgadas e da necessidade de um reposicionamento deontológico e epistemológico no campo do jornalismo.

No Brasil, esse contexto também envolve a cobertura jornalística da crise política que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A partir desse quadro, o trabalho procura apontar a pertinência dos valores de multiparcialidade e dialogismo para um reposicionamento conceitual do jornalismo.

Assim, é proposta uma aproximação teórica entre os estudos midiáticos da cultura participativa com o campo linguístico discursivo para se refletir sobre formas potencialmente mais democráticas e polifônicas do exercício do jornalismo na contemporaneidade.

Acesse a integra do artigo

**

Pedro Varoni é jornalista e professor-doutor na DL/UFSCar  | Francisco Rolfsen Belda é jornalista e professor-doutor na Faac/Unesp

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem