Domingo, 24 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

IMPRENSA EM QUESTãO > PORTUGAL

Pais de menina desaparecida processam jornal

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 04/09/2007 na edição 449

Os pais da pequena Madeleine McCann, desaparecida há quatro meses, anunciaram a abertura de ação legal contra o jornal português Tal & Qual, que afirmou que o casal seria suspeito de ter matado a própria filha. Maddie, de 4 anos, sumiu do quarto do hotel onde passava férias com os pais, Kate e Gerry McCann, na Praia da Luz, em Portugal. Os pais jantavam em um restaurante próximo quando a menina, deixada sozinha com dois irmãos mais novos, sumiu.

O Tal & Qual estampou em sua primeira página a manchete ‘Polícia Judiciária acredita que pais mataram Maddie’. O artigo dizia que a ‘polícia acreditava’ que o casal McCann teria causado a morte da filha por acidente ou por overdose. As alegações foram atribuídas a uma fonte próxima à investigação.

Humilhação

Os advogados da família afirmaram que o jornal divulgou informações difamatórias e completamente falsas, e que causou ‘humilhação e sofrimento’ aos McCann. ‘Para os McCann, estas alegações são muito sérias. Eles acreditam que elas tiram o foco da investigação’, declarou um representante de Kate e Gerry. ‘Os fatos são que Madeleine foi levada de sua cama em 3/5 e continua desaparecida. A polícia disse repetidamente que Kate e Gerry não são suspeitos no caso’, ressaltou.

O chefe de polícia Olegario Souza, que coordena a investigação em Portugal, afirmou que não falou nada ao jornal. ‘Não sei de onde eles tiraram esta informação’, disse. ‘Jornalistas escrevem qualquer absurdo para vender jornais. Eu já fui citado outras vezes por coisas que não falei’. Informações de Fred Attewill [Guardian Unlimited, 31/8/07].

Todos os comentários

  1. Comentou em 04/09/2007 Paulo Bandarra

    Esta corresponde a Escola de Base de Portugal! Que barbaridade sem responsabilidade e competência que a cobertura jornalística tem feito neste caso! Um martírio duplo para os pais! Ou talvez corresponda a cobertura no caso do sequestro (?) do Carlinhos, nunca achado, mas muito inventado em versões!

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem