Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1060
Menu

IMPRENSA EM QUESTãO >

Primeiro-ministro irá processar El Pais por fotos

09/06/2009 na edição 541

O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi não gostou nem um pouco das fotos de mulheres de topless e de um homem nu em sua casa na Sardenha, publicadas pelo El Pais, e pediu a seus advogados para tomarem ações jurídicas contra o jornal espanhol. Quando perguntado por que as mulheres estavam nuas em sua casa, Berlusconi respondeu: ‘Você toma banho vestido? Estas meninas estavam tomando banho em uma jacuzzi, dentro de uma casa particular e foram criticadas de modo escandaloso’.


Mesmo com a publicação das fotos polêmicas, ele insistiu não ter tido nenhum relacionamento impróprio com Noemi Letizia, a jovem aspirante a modelo que teria sido o pivô da sua separação e que foi uma das mulheres flagradas. Berlusconi prometeu renunciar, caso se descubra que ele mentiu sobre seu relacionamento com ela.


Niccolo Ghedini, advogado do primeiro-ministro, disse que abrirá uma ação contra o El País, alegando que as fotos publicadas estavam relacionadas a um crime, pois foram apreendidas por uma promotoria na Itália. ‘Estamos falando de fotos inocentes, mas se trata de violação de privacidade’, teria dito Berlusconi na emissora de rádio RAI. As fotos – cerca de 300 –, tiradas por Antonello Zappadu, foram apreendidas por promotores a pedido de Berlusconi na semana passada.


Política e lazer


O fotógrafo italiano disse que já havia vendido os direitos fora da Itália depois de ter tentado negociá-las com a revista Panorama, de propriedade de Berlusconi, por 1,5 milhão de euros. Outras imagens mostravam convidados chegando em um avião governamental. Uma investigação sobre suposto abuso de poder está em andamento, para avaliar se houve mau uso de dinheiro público. O primeiro-ministro alegou que a investigação foi politicamente motivada.


O jornal defendeu a publicação das fotos. ‘A publicação das fotos de suas festas privadas tem como objetivo mostrar como um primeiro-ministro tenta transformar o campo da política em uma simples continuação de seu lazer e amizades. Não é função de um avião presidencial transportar convidados para festas particulares’, declarou o El País. Informações de Giles Tremlett e Mark Tran [The Guardian, 5/6/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem